Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano
O setor da tecnologia está em constante transformação, e isso exige que as empresas se preparem para as inovações e desafios das novidades do mercado.
Enquanto as empresas buscam as novas tecnologias, em todas as corporações, a equipe de TI trabalha para implementar as soluções que fortalecem a eficiência dos processos empresariais.
A eficiência das novas tecnologias na sua empresa depende desse profissional. Então, para que você se prepare bem para o que está por vir, é necessário conhecer os principais desafios futuros do técnico de TI. Acompanhe a leitura e saiba como superá-los!
A atualidade do técnico de TI
O técnico de TI, no geral, é o responsável por fornecer infraestrutura para que a automação funcione plenamente nas empresas. Ele implementa a governança para o uso de rede e para os sistemas que auxiliam as operações, para que elas funcionem com eficiência e segurança.
Como foi possível perceber, são variadas e desafiadoras as funções desempenhadas por esse profissional em uma empresa.
São constantes as mudanças do mercado e muitas empresas precisam lidar com o atraso na hora de se adaptar e acompanhar a Transformação Digital. No caminho, é preciso corrigir erros e superar dificuldades estruturais, de segurança, eficiência, expectativas que não condizem com a realidade e mais.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te apresentar os desafios que te esperam no futuro da área de TI. Conhecendo essas dificuldades de antemão, será mais fácil se preparar em tempo hábil. Confira a seguir!
Confira os principais desafios do técnico de TI e como superá-los
Com a Transformação Digital, o mercado de TI apresentou um crescimento gigante nos últimos anos. Ele se desenvolve constantemente, e exige das empresas que invistam nas suas soluções para que mantenham/aumentem a sua força no mercado.
É natural que, em meio a tantas mudanças, profissionais que precisam instalar essas tecnologias encontrem grandes desafios. Para o futuro, os técnicos de TI irão se deparar com questões de:
Proteção de dados
A governança de dados eficiente é uma constante preocupação para as empresas, tanto pela utilidade dos dados para as mais diversas estratégias de negócio quanto pela necessidade de investir em segurança de dados.
Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, os técnicos de TI precisam de um gerenciamento ainda mais meticuloso dos dados - a segurança em TI é uma prioridade. A lei tem infinitas regulamentações e empresas que descumpram suas regras estão sujeitas a multas.
É preciso definir padrões de segurança de dados dentro dos parâmetros exigidos pela lei, ter uma empresa transparente, com boas políticas digitais, controle rígido dos fluxos de dados e medidas de proteção eficientes.
Você conhece as novidades sobre a LGPD? Saiba mais.
Transformação digital
Como falamos antes, a Transformação Digital é um tema muito relevante! É difícil que uma empresa não precise investir em tecnologia hoje em dia.
Para evitar problemas nessa área, é preciso: investir em profissionais capacitados, com habilidades digitais e analíticas; definir prioridades claras com metas específicas e mensurar sempre os resultados; adotar métodos ágeis e atualizar as suas estratégias frequentemente e investir em infraestrutura.
Alinhamento entre cultura e estratégia
É claro, para que a adoção de novas tecnologias funcione de forma eficiente, é preciso que o seu uso esteja alinhado com a cultura empresarial e com a estratégia do negócio. Esta mudança também é responsabilidade da equipe de TI, junto com a liderança e com o RH.
Os técnicos de TI devem trabalhar em colaboração com o RH para escolher as tecnologias e implementá-las na rotina da empresa, apoiando a criação de uma cultura específica. Inclua sempre as outras equipes nesse processo, incentivando o engajamento.
Preparação para tecnologias emergentes
As tecnologias que surgem chamam a atenção da equipe de TI, mas nem sempre deve-se investir em tudo. É preciso ter um time capacitado para lidar com essas inovações.
A Internet das Coisas, a automação, computação quântica, blockchain, a Inteligência Artificial e a realidade virtual são grandes temas atuais, então é preciso pensar o que elas podem agregar à organização e como se preparar para elas.
Os próprios profissionais de TI podem pesquisar bem, implementar essas tecnologias e reportar à liderança o que está funcionando e gerando resultados.
Dificuldades com a Gig Economy
Gig Economy é um termo utilizado para representar um arranjo alternativo de emprego. Sabe quando os profissionais são freelancers, trabalhando em projetos temporários? Essa é uma forte tendência que substitui as formas tradicionais de trabalho.
É comum que a equipe de TI de uma empresa supra lacunas ao contratar profissionais temporários, mas, dessa forma, fica mais difícil manter informações sigilosas em segurança. Esse formato exige mais planejamento e proteção reforçada por parte da empresa.
As organizações precisarão encontrar um equilíbrio entre seguir os regulamentos, requisitos e alcançar eficiência enquanto se adapta às novidades que surgem no setor.
É claro, esses desafios são mais facilmente superados quando a sua empresa conta com uma boa estrutura física. Com ela, a sua corporação terá mais segurança, proatividade e agilidade no dia a dia.
Para isso, a Lemos Telecom está sempre disponível para ajudá-los! Conheça os nossos produtos e conte com o melhor no mercado na área de telecomunicações.