Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Boas Práticas a serem seguidas na construção de um data center empresarial

 

O Data Center é o centro de evolução e produtividade de muitas empresas, e precisa ter alta capacidade e muito cuidado para funcionar bem. Por meio desse ambiente virtual, é possível tornar os processos mais ágeis, eficientes e inteligentes.

Por isso, é fundamental ter um Data Center bem gerenciado! Para te ajudar nessa jornada, vamos ter apresentar as boas práticas a serem seguidas. Boa leitura!

 

O planejamento do Data Center

 

Para atender as demandas do mercado atual, as empresas buscam investir na digitalização das suas estruturas de TI, e a construção de um data center faz parte da realidade desses negócios.

Mais de 80% das empresas no Brasil utilizam o Data Center para realizar operações de TI diariamente (INEXTI, 2021), mas continuam sentindo dificuldades na hora de planejar o desenvolvimento dessa ferramenta.

 

Afinal, essa construção envolve uma grande preparação, investimento e perspectivas de performance que são novas para muitos empreendedores. Então, confira a seguir as nossas dicas de boas práticas!

 

Você sabe como anda o mercado de TI em Recife? Confira!

 

Boas práticas a serem seguidas na construção do data center empresarial

 

Agora, vamos às práticas a serem seguidas na construção do DC empresarial:

 

 

  • Defina os gerentes de projeto

 

 

Comece o planejamento do seu Data Center definindo os gerentes de projeto. Eles precisam ter papéis claros, e devem ser selecionados com cuidado, segundo as suas especialidades e capacitações.

 

A empresa deve ter um departamento de TI para coordenar todos os processos ou deve-se contratar um consultor para a tarefa. O profissional deve conhecer todas as fases de construção do Data Center.

 

 

  • Avalie as necessidades e o crescimento do TI da empresa

 

 

O Data Center deve suportar o crescimento da empresa, pois atualizações e poucos anos podem ser custosas e burocráticas. Por isso, o seu planejamento deve envolver a avaliação das necessidades do negócio, as suas metas e histórico. 

 

Estime o crescimento futuro da corporação e pense em tudo: na sua segurança, nível de redundância, escalabilidade da estrutura, tamanho da instalação, espaço físico restante e mais. 

 

 

  • Planeje o nível de redundância e tolerância a falhas 

 

A redundância e tolerância a falhas são uma necessidade de qualquer Data Center, e deve estar inserido na sua infraestrutura. Um DC funciona o tempo inteiro, já que a empresa deve ter acesso contínuo ao que está armazenado, e precisa ser seguro para guardar os dados.

A redundância é a repetição de equipamentos essenciais para que, se um falhar, outros sejam o backup. Assim, nada interrompe o funcionamento do Data Center.

Você sabe qual nobreak escolher para a sua empresa? Confira aqui.

 

 

  • Projete a arquitetura do Data Center

 

 

Depois de definir o nível de redundância, você deve estabelecer os critérios de desenho da infraestrutura e as características necessárias ao funcionamento do Data Center para que a sua empresa aproveite todas as vantagens.

 

Recomendamos que a estrutura seja modular, com escalabilidade e flexível. Novos equipamentos devem ser incorporados ao Data Center conforme as necessidades surjam.

 

Boas práticas para a gestão do data center

 

Por fim, o seu Data Center precisa ter uma gestão positiva para ser desenvolvido. Boas práticas são necessárias:

 

 

  • Investir na segurança

 

Um Data Center armazena dados críticos, então precisa ser muito seguro, tanto em seu hardware quanto no software. Adote estratégias para mitigar qualquer ameaça no espaço físico e virtual.

 

 

  • Monitorar a performance constantemente

 

Utilize monitoramentos automáticos para que nenhuma falha ocorra, e conte sempre com uma equipe que acompanha o desempenho do seu Data Center.

 

 

  • Adotar um plano de gerenciamento de desastres

 

A sua empresa pode sofrer com contratempos, então é indispensável ter um plano para lidar com qualquer falha. Backups, uso da nuvem e outras medidas são necessárias.

 

 

  • Atualizar os softwares regularmente

 

Você deve ter uma rotina de manutenções e atualizações de software para corrigir vulnerabilidades e aumentar o desempenho do Data Center.

 

É essencial manter as boas práticas que apresentamos, e você precisa de especialistas para te ajudar. A Lemos Telecom disponibiliza conteúdos periódicos para o crescimento da sua empresa, e nós também temos os melhores produtos do mercado na área de telecom!

Confira mais sobre os nossos serviços aqui.

« Voltar