Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


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Estratégias de negociação para técnicos de TI

As empresas precisam lidar com as novas tecnologias constantes no mercado, e é essa necessidade que a sua marca se propõe a resolver. Para isso, o seu técnico de TI precisa estar preparado para vender bem, oferecer os seus serviços, ser empático com as dores dos clientes e mais.

 

Para aproveitar o potencial do mercado, treine bem os seus profissionais de TI quando o assunto é vendas. A sua marca tem muito espaço para lucrar. Confira abaixo as nossas dicas para ser bem-sucedido nessa área!

 

A importância dos técnicos de TI  ter estratégias de vendas

 

Uma equipe de técnicos preparada para as vendas significa lucros consistentes para a empresa, clientes mais satisfeitos, uma marca consolidada e inúmeras vantagens. 

 

Mas, claro, essa prática não é tão simples, ela precisa vir rodeada de estratégias. Afinal, a importância de saber negociar existe para qualquer profissional, e aumenta quando o alvo é um setor onde a inovação deve ser constante e as outras empresas vivem conhecendo e querendo novos produtos.

 

No TI, os serviços são variados, e o potencial de renda é gigante. Então, invista na análise do mercado, na otimização do seu produto e na capacitação da equipe para não perder essa fatia.

 

Sim, o mercado de TI é de inovação constante! Então se prepare bem sabendo quais são as tendências desse ano.

 

Saiba como vender estrategicamente para seus clientes



Agora vamos para a prática de como vender estrategicamente. 

 

Tudo começa com a negociação: é ela quem vai abrir espaço para que você possa falar com o seu cliente. O profissional deve estar completamente capacitado para essa arte. Ele deve saber bem o assunto, e deve prestar atenção no cliente para que possam, em meio a negociação, pensar em conjunto e solucionar as dores do consumidor.

 

A negociação é o ato de transformar um conflito ou divergência em uma solução por meio da comunicação eficiente, da inovação e da criatividade. Em uma negociação bem feita, tanto o cliente quanto a empresa conseguem ter o que esperam um do outro.

Sistematizadamente, os passos devem ser os seguintes:

 

  • Identificar os problemas dos clientes;
  • Criar soluções;
  • Organizar a argumentação sobre a solução;
  • Fazer a proposta.

 

Além da otimização da própria forma negociação, vamos ao checklist com as principais dicas a serem implementadas para vender e encantar os seus clientes:

 

 

  • Tenha canais de comunicação para os clientes

 

 

Você deve permitir que o cliente acesse a sua marca com grande facilidade, então a melhor indicação é que você disponibilize o maior número de canais possíveis: redes sociais, telefone, celular, e-mail, youtube, anúncios pagos… Também recomendamos o bom e tradicional cartão de visitas para todos os membros da sua equipe.

 

Só assim é possível nutrir um relacionamento com os seus clientes, deixar que conheçam seu trabalho, tenham interesse em conversar sobre dúvidas, contratações, e até mesmo feedbacks. Recomendamos que produza conteúdos relevantes sobre o seu tema para chamar a atenção e manter o interesse do público. Lembre-se que o alcance da internet é gigante.

 

 

  • Venda com foco na sua solução/diferencial

 

 

Os clientes não querem comprar um produto que sentem que não precisam ou que não possuem um real diferencial quando comparado aos concorrentes. Por isso, os seus técnicos devem dialogar transmitindo a necessidade que os clientes têm do seu produto - embora talvez nem eles mesmos saibam que precisam.

 

Eles devem focar nas qualidades práticas e palpáveis do serviço oferecido.

 

 

  • Apresente seus serviços/produtos de forma compreensível a todos

 


Para vender com foco na solução e apresentar o produto de forma compreensível, os vendedores devem conhecer bem a sua marca, pontos fracos e fortes, inovações, diferenciais e etc. Eles devem ser bem treinados nos produtos/serviços que vendem. Devem ser especialistas.

 

Quando o assunto é TI, essa necessidade cresce, pois os clientes costumam ter dúvidas sobre o funcionamento das tecnologias. Então, durante o treinamento dos vendedores, ensine a eles uma narrativa de fácil entendimento, respondendo às principais dúvidas do público.

 

 

  • Consiga atingir a dor do cliente 

 

 

Convencer sanando necessidades é uma verdadeira estratégia de comunicação. 

 

Por isso, é importante que os vendedores tenham empatia e saibam captar as dores dos clientes para que entendam a forma certa de transmitir a mensagem solucionando os problemas encontrados. O cliente facilmente entenderá que o produto é a solução que procura.

 

 

  • Mostre que entende seu cliente 

 

 

Após criar um ambiente de empatia, o seu cliente se sentirá compreendido, e isso fará toda a diferença. De acordo com os conceitos da metodologia Customer Success, que pode ser traduzida para Sucesso do Cliente, um consumidor satisfeito faz o sucesso da sua empresa. Esse é o objetivo da sua negociação.

 

 

  • Realize pós-venda

 

 

Clientes fidelizados vão sempre consumir os seus produtos e irão também indicá-los a conhecidos. Para garantir essa estabilidade, lembre-se que o relacionamento com o público não acaba após a compra: utilize o pós-venda. Tenha um Serviço de Apoio ao Consumidor eficiente, peça feedbacks, solucione as dúvidas do seu cliente, permita um monitoramento da entrega em caso de delivery e mais. 

 

Ter vários contratos de serviço é o que irá garantir que você tenha mais renda e mais lucros consistentes e estáveis. Por isso, usar essas técnicas pode ajudar a possuir mais clientes e retê-los. 

 

Bons produtos e serviços feitos com qualidade, no final, são o que fará o seu cliente permanecer com a empresa. Para esse passo, conte com a Lemos Telecom! Os nossos materiais são de suprema qualidade e tecnologia, prontos para suprir as necessidades dos clientes.

 

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