Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Tendências do setor de telecom para 2022

De repente, todos os processos começaram a acontecer na internet. Por mais que a revolução digital estivesse acelerada, não se compara à adoção atual do home office, e-commerce, delivery e vários fluxos que envolvem o mundo virtual. 

Com a maioria das atividades sendo realizadas em dispositivos como o seu smartphone, o mercado de telecom sofreu uma grande pressão para aumentar a eficiência e disponibilidade das redes.

A transformação digital provocada pela pandemia

Para entender o que nos espera em 2022, precisamos interpretar o ano de 2021. As mudanças que a pandemia provocou no mercado das telecomunicações trouxeram tendências para os próximos anos.

Com a realidade do home office e da população sempre conectada, mesmo nos horários de descanso, as empresas do setor aceleraram a transformação digital, modernizando processos para atender o aumento das demandas.

A aceleração da transformação digital mudou a forma como os negócios entendem e incorporam as ferramentas tecnológicas que surgem no mercado. A Internet das Coisas, por exemplo, trouxe uma enorme conectividade às áreas da sociedade que foram aprimoradas.

A pesquisa da International Data Corporation (IDC) afirma que a transformação digital segue crescendo, com taxa anual de 15,5% até 2023. Em 2022, estima-se que pelo menos 70% de todas as empresas usarão ainda mais as tecnologias digitais.

Algumas tendências do setor para 2022

Agora vamos falar sobre as tendências que chegaram para ficar e tanto modificaram quanto otimizaram o dia a dia das empresas de todos os setores:

Banda larga ampliada - Com os novos hábitos tão digitais, a ampliação do acesso à internet é uma necessidade. Muitos brasileiros precisaram aumentar o uso das câmeras ligadas, dados baixados e sistemas operacionais complexos rodando. Nesse cenário, a rede 5G já está expandindo as suas finalidades

Quer saber mais sobre a chegada do 5G? Confira o nosso artigo.

 

Assistência virtual -  As experiências por voz e a inteligência virtual ganharam muita visibilidade, ao exemplo dos Chatbots inteligentes, que trazem agilidade nas pesquisas, compras, atendimentos, suporte e muito mais. Empresas de variados setores podem atender rapidamente usando as tecnologias da inteligência artificial de ponta, que entendem as mais diferentes interações com os usuários.

Valorização da segurança - Privacidade e segurança são palavras muito faladas atualmente, por causa da infinidade de dados sobre os usuários e empresas que estão navegando pela rede e do aumento considerável de ataques cibernéticos. A Lei Geral de Proteção de Dados trouxe exigências que todo empreendedor precisa cumprir.

Quer saber mais sobre o tema? Leia o nosso artigo sobre erros de segurança da informação.

 

Aumento da automação - A automatização de processos burocráticos, repetitivos, de armazenamento e muitos outros fluxos garante agilidade à equipe, evita retrabalhos, erros e atrasos na produtividade. Sobra tempo para que os seus colaboradores foquem nas estratégias otimizadas para suprir as necessidades do cliente.

Integração - Integração parece um adjetivo quase inerente à internet, mas as empresas precisam utilizar bem esse benefício da tecnologia no mercado, em que tudo acontece rapidamente. A comunicação eficaz entre os departamentos e documentos acessíveis para todos garantem Interoperabilidade, a capacidade da transparência na comunicação.

Tecnologias VoIP - A realização de chamadas telefônicas através da internet ficou ainda mais famosa enquanto todo mundo estava em casa. A partir de qualquer dispositivo, com o programa certo, é possível realizar chamadas e reuniões, com comunicação clara e aceleração da produtividade, além da economia de custos.

A sua empresa precisa estar por dentro dessas mudanças

As tecnologias têm se desenvolvido em um ritmo muito acelerado, enquanto o setor de telecom traz novidades bem adaptadas às tendências que surgem. Embarcar no novo é necessário, pois garante a competitividade e força da sua marca. Processos obsoletos, sem a tecnologia certa, são mais lentos, menos qualificados e podem custar caro a longo prazo.

As tendências do setor de telecom são variadas, indicando mudanças que acompanham os comportamentos nas relações diárias dos usuários: a internet no trabalho, encontros, diversão, ensino e muito mais. 

A tecnologia deixou de ser  aquele toque a mais, pois agora os processos rodam dentro do meio virtual. O mercado de telecom melhora, se reinventa e age rapidamente, proporcionando mudanças que ajudam os negócios. 

 

« Voltar