Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Como escolher qual o melhor tipo de rack para servidores?

É muito importante escolher o equipamento ideal para o seu servidor, assim como pensar na localização da instalação, o tipo de rack que serve para o ambiente, os tamanhos dos maquinários.

São muitas decisões essenciais para o bom funcionamento desses processos. Então, conte com a gente para te ajudar. O post de hoje vai te dar dicas para escolher o tipo de rack ideal!

O que é o rack servidor?

O rack funciona organizando servidores, armazenando os equipamentos. Geralmente, é uma estrutura de metal, no formato de gabinete, que abarca diferentes componentes, como cabos, servidores, mouses, teclados, sistemas de redes e mais. 

Pode-se dizer que funcionam como uma estrutura central, até chamados de servidores montados em rack, para coordenar os todos os movimentos, compartilhamentos, acessos locais e remotos. Empresas de todo porte usam servidores montados em rack.

Qual o principal benefício do rack servidor?

Servidores movem negócios, já que armazenam dados e fornecem acesso aos recursos da empresa para todos os colaboradores que precisam dessas informações para manter a produtividade em alta. Assim, é essencial se certificar que os servidores estão seguros.

O rack é a solução para essa necessidade de cuidado, por armazenar os equipamentos e permitir que eles sejam transportados com segurança. Além disso, a montagem dos servidores no rack ocorre de forma uniforme, com espaço suficiente para cada equipamento, mantendo a ventilação, a funcionalidade, evitando acidentes, e ajudando a vida útil desses maquinários.

Aproveite e entenda aqui como cuidar bem do seu Data Center a partir da correta manutenção preventiva. 

Como escolher o rack ideal para servidores

Agora vamos para as dicas práticas: como escolher o rack adequado?

Primeiro, conheça os tipos de racks, que podem ser: 

Rack Aberto

Este é um modelo sem portas, o que favorece a circulação do ambiente, o que é muito importante para os equipamentos.

Rack Fechado

Este modelo possui portas, e restringe o acesso aos servidores.

Rack Coluna 

É um gabinete aberto recomendado para instalação de redes telecom.

Mini Rack

É mais conhecido como Rack de Parede, indicado para cabeamentos, roteadores, telefonia, modems e outros.

A partir desses critérios, é hora de fazer a seleção. Quais características preenchem melhor o que você precisa? Se quer restringir a entrada de colaboradores nos servidores, Racks Fechados são indicados. Se as suas instalações precisam de mais circulação do ar, opte pelo Rack Aberto (a gestão de calor é essencial para os servidores). A depender das instalações e cabos que utiliza, o Rack Coluna e o Mini Rack devem ser ponderados. 

Pense também no tamanho que cabe na sua sala e na qualidade do material. O material também deve ser de grande durabilidade, deve permitir o resfriamento dos cabos e deve ter um layout adequado para os servidores e para o espaço físico. A seleção de racks deve estar dentro do planejamento da empresa.

Conte com ajuda especializada para escolher o seu rack! Essa é uma das decisões mais importantes da sua empresa. A Lemos Telecom possui equipe especializada e os produtos de maior qualidade no mercado. Fale conosco!

« Voltar