Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Artigos

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Principais cuidados na manutenção preventiva em Data Centers


Principais cuidados na manutenção preventiva em Data Centers

Um Centro de Processamento de Dados ou Data Center é uma rede de computadores e equipamentos que permite armazenar dados sobre a sua empresa, desde os clientes até dados de produção, financeiro, sigilosos e outros. O Centro de Dados também mantém ou pode manter roteadores, switches, aplicações para empresas e centros de relações com os clientes. 

Para negócios que precisam armazenar tantas informações importantes sobre os processos e os consumidores, ter um Data Center é o ideal. Não é possível perder um dia de produtividade, ter atrasos ou prejuízo por causa de algum erro na retenção de dados no mundo em que tudo pode ser armazenado de forma tão eficiente. 

Desta forma, para manter a eficiência e tantos benefícios do seu Data Center, é preciso fazer uma manutenção periódica.

A importância da manutenção preventiva em Data Centers

A manutenção de Data Centers pode ser para prevenção, correção ou predição. Ou seja, no intuito de prevenir futuros problemas, verificar a possibilidade de erros ou corrigir os que já existem. Todas essas manutenções evitam falhas, paralisações, além de  atualizar os equipamentos e manter a eficiência nos processos, como também a eficiência energética, no intuito de reduzir custos desnecessários com consumo de energia. 

Outro ponto importante da manutenção preventiva, não é só evitar os custos indesejados por causa de gastos de energia, mas em todos os processos, pois os custos da manutenção são mais baratos do que os de paralisações e perda de informações. A manutenção preventiva é um favor ao seu bolso, porque provavelmente a sua empresa  perderá dinheiro caso o sistema caia e seja necessário tempo para o conserto, prejudicando dias de produtividade ou dados que são de valor para o negócio. Os danos em equipamentos também podem custar caro e abalar a confiança do seu cliente que pode sentir que a sua empresa não tem capacidade de  fornecer um serviço de qualidade.

Quais cuidados são importantes na manutenção preventiva?

Investir em um protocolo de manutenções preventivas é o ideal, evitando que você perca muito dinheiro no conserto de equipamentos ou até tenha prejuízo com clientes perdidos. Mas quais cuidados são necessários durante a manutenção?

  • A importância dos testes de funcionamento dos equipamentos para futuros ajustes ou substituições

 Os equipamentos são um aspecto central nos Data Centers, então uma manutenção preventiva não pode deixar de testá-los, verificar a possibilidade de obsolência, mal funcionamento ou possíveis falhas. Também é importante verificar a segurança no funcionamento de cada material, e fazer ajustes ou substituições de peças quando necessário. 

  • Os cuidados com o desgaste

 Além de verificar o funcionamento, uma manutenção que previne e faz a predição também vai analisar se há desgaste ou dano nos equipamentos, pois é possível que um equipamento que funcione em um dia esteja muito desgastado e pare de funcionar no outro. É necessário garantir que todos os materiais estejam em bom estado, inclusive os parafusos, pois podem ser danificados pelo aquecimento elétrico. 

  • Medições térmicas são necessárias

 A gestão térmica dos Data Centers deve ser feita com instrumentos de alta precisão. É necessário monitorar umidade e temperatura para evitar que questões ambientais provoquem a inatividade dos equipamentos.

A Lemos Telecom oferece produtos de excelente qualidade para que a sua empresa mantenha os melhores resultados e evite prejuízos. Otimizamos a sua rotina com tecnologia de ponta! Conheça os nossos produtos.

Voltar
WhatsApp: 81991645340