Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar na sua.


Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar na sua.

Transformação digital faz parte do processo em que as organizações utilizam a tecnologia para melhorar o desempenho, ganhar mais produtividade, agilizar os processos e realizar entregas melhores.

Quando uma empresa opta pela transformação digital a ideia é conseguir resultados cada vez melhores, por isso, essa transformação exige uma mudança estrutural dentro da organização, inserindo a tecnologia como um pilar essencial – porém não o único.

Neste artigo vamos falar desse processo que tem sido aplicado em diversas empresas. Você vai conferir mais informações sobre o tema, além de encontrar dicas importantes sobre como aplicar a transformação digital no seu negócio. Boa leitura!

O que é transformação digital?

O termo transformação digital tem ganhado a atenção de diversas organizações espalhadas pelo mundo. Independente do setor de atuação, qualquer empresa consegue aplicar a transformação digital em sua estrutura, se tornando uma empresa mais ágil, mais eficaz e, também, com melhores processos otimizados por meio, principalmente, da tecnologia.

A transformação digital, porém, passa de um desejo para uma necessidade quando o mercado exige que os processos dentro das organizações sejam mais digitais. Empresas que surgiram antes da popularização da internet, por exemplo, enfrentam um desafio maior, uma vez que as regras e processos dentro do negócio mudaram. Dessa forma, se atualizar passa a ser primordial para que a empresa continue funcionando.

A transformação digital muda a estrutura de uma organização, colocando a tecnologia como essencial. Assim sendo, as empresas investem em tecnologia buscando um retorno positivo sobre este investimento. Porém, é importante também entender que somente introduzir tecnologias não transforma a empresa. Antes de alterar processos e implementar novas tecnologias, é importante fazer um diagnóstico da situação atual da organização, entender como anda a cultura empresarial e, depois, aprender como os novos processos de transformação digital se enquadram na sua realidade.

Em resumo, a transformação digital funciona como um processo no qual as empresas utilizam técnicas para melhorar diversos aspectos da organização, que vai desde uma melhora na produtividade e desempenho dos funcionários até garantir melhores resultados e lucratividade. Falando nisso, aproveite para escutar o Sambatalks, o Podcast da Sambatech sobre transformação digital.

Transformação digital X geração Z

Você já ouviu falar da geração Z? Ela é formada por pessoas que nasceram após o ano de 1995 e são consideradas pelos estudiosos como nativos digitais — ou seja, pessoas que nasceram e cresceram com a tecnologia fazendo parte de seu dia a dia.

Por ser uma geração que já nasceu cercada por dispositivos digitais, as pessoas da geração Z cobram por mudanças nas empresas, exigindo que elas se adaptem e entreguem produtos cada vez mais tecnológicos.

Hoje em dia, grande parte da geração Z já está inserida no mercado de trabalho, o que significa que as organizações precisam estar preparadas para lidar com esse novo tipo de colaborador internamente e, claro, consumidor externamente.

É importante que as empresas consigam oferecer tecnologias capazes de melhorar a experiência desses usuários, oferecendo soluções práticas para os problemas diários dos consumidores.

O que é preciso para aplicar a transformação digital em uma empresa?

Já é claro que a transformação digital é um processo extremamente importante para que as empresas evoluam e se tornem organizações cada vez mais tecnológicas e ágeis, oferecendo soluções digitais para clientes cada vez mais inseridos no mundo contemporâneo.

Na hora de aplicar a transformação digital dentro de uma empresa é preciso pensar em mudar o pensamento tradicional para uma maneira de pensar focada em tecnologia. A mudança acontece de forma progressiva, um passo de cada vez até alcançar o objetivo final.

Como já dissemos, antes de todos os passos é importante fazer um diagnóstico do cenário atual da empresa para entender em quais pontos serão necessárias mudanças. Essas alterações podem ser desde culturais até tecnológicas, então, é importante manter a mente aberta para entender melhor o que a empresa realmente precisa.
Abaixo nós separamos algumas dicas que podem te ajudar nesse processo, veja:

1. Enxergue as possibilidades.
O primeiro passo é treinar os olhos e a mente para que você consiga enxergar as possibilidades que serão abertas para a sua empresa quando ela estiver inserida digitalmente no mercado.

Isso significa que é preciso fazer planos para o futuro, entendendo como as novas tecnologias ajudarão a sua organização a alcançar os objetivos propostos.

Com essa visão, a organização será capaz de criar um plano tático, listando cada etapa de mudança até que o objetivo final seja alcançado. Este plano deve ser feito de forma conjunta, unindo forças de várias áreas dentro da empresa. Aqui, é necessário que as lideranças estejam alinhadas, sabendo claramente onde querem que a empresa chegue e os resultados esperados.

2. Saiba investir em iniciativas digitais válidas.
Existem várias iniciativas digitais que fazem parte da transformação digital. Big data, data-driven, realidade virtual, internet das coisas, realidade aumentada, automação de marketing, marketing digital, inteligência artificial, machine learning e business intelligence são termos bastante populares quando o assunto é transformação digital, mas existem diversos outros recursos que podem ser utilizados durante essa jornada.

Neste ponto, o importante é conhecer bem a sua organização e o objetivo que a empresa possui. Só assim será possível escolher de forma correta o investimento nas melhores tecnologias, tecnologias estas que devem suprir as necessidades da empresa e ajudá-la a produzir mais e melhor.

3. Não esqueça do capital intelectual.
Mas, para além do investimento em tecnologia, é preciso investir nas pessoas. Os colaboradores devem estar atentos aos novos recursos digitais e precisam ter a capacidade de trabalhar com essas ferramentas.

O capital intelectual de uma organização, ou seja, o seus colaboradores, é o maior ativo de qualquer empresa. Invista em capacitações, cursos e palestras que sejam capazes de prepará-los para lidar com as novas tecnologias, tirando o máximo de proveito do que elas têm para oferecer.

4. Lembre-se que a transformação digital é um processo.
Por ser um processo, a transformação digital acontece de maneira contínua, de forma que o trabalho nunca termina. Novas tecnologias serão lançadas continuamente e a necessidade de se adaptar vai aparecer de tempos em tempos.

Empresas que estão preparadas e não têm medo de mudanças são aquelas que conseguirão sucesso dentro de seu mercado. Neste ponto, vale a pena procurar sites, fóruns e eventos que falem sobre transformação digital e as novas tecnologias. Estar atento às novidades é primordial para se manter atualizado e se planejar para o futuro.

5. Seja a voz da mudança.
O último ponto é, talvez, o mais importante de todos. Toda a mudança precisa começar de algum lugar, por isso seja uma voz ativa para pregar a transformação digital.

Aqui, é preciso atentar-se às lideranças, pois com líderes e gestores animados com os resultados que a transformação digital pode trazer para a organização é mais fácil e certeiro chegar aos liderados e também motivá-los.

Viu como a transformação digital é essencial para que as empresas se mantenham atualizadas e ágeis?

Pensando nisso, a Sambatech conta a Samba Digital, uma unidade de negócio da Samba focada em transformação digital. Saiba mais clicando aqui ou no banner abaixo.

Fonte: Sambatech


Voltar
WhatsApp: 81991645340