Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica


Conheça mitos e verdades sobre fibra óptica

Embora o fornecimento de internet por meio de cabos de fibra óptica seja sinônimo de rapidez e qualidade, não são poucas as pessoas que ainda desconhecem o funcionamento e as reais vantagens dessa tecnologia. Um reflexo disso é que muitas empresas ainda se conectam via cobre sem saber ao certo que diferença faz substituir a sua conexão por fibra. Por isso, hoje vamos elencar alguns mitos e verdades sobre o assunto para te ajudar a avaliar se já não é hora de promover reformulações na sua atual estrutura de conectividade.

Fibra óptica funciona diferente do cobre?

Verdade. Diferentemente do cobre, a conexão em fibra não acontece apenas por meio de pulsos elétricos. Primeiro, a informação é transportada através de finíssimos fios compostos de vidro e plástico na forma de feixes de luz. A partir de um processo de reflexão interna, esses impulsos luminosos viajam a grandes velocidades até encontrarem um conversor com células fotoelétricas. O dispositivo, que normalmente fica no interior dos modems dedicados à tecnologia de fibra óptica, converte a luz recebida nos mesmos pulsos elétricos que transitam pelo cobre. Isso dá origem ao sinal de internet que chega aos nossos computadores, celulares, tablets, entre outros aparelhos com conexão à web.

Os cabos são menos resistentes?

Mito. Apesar de excluir o uso de metais em sua composição, os cabos de fibra óptica resistem tanto a pressões, quando a temperaturas extremas. Isso porque são concebidos à base de um material conhecido como sílica ultrapura, uma das substâncias mais aderentes e duras que existem. Além disso, cabeamentos em fibra costumam ser revestidos de Kevlar que é o mesmo tecido utilizado para a confecção de coletes à prova de balas.

Fibra oferece maior velocidade?

Verdade. Pelo fato de trabalhar com reflexão de luz e contar com conceitos tecnológicos mais avançados em toda a sua concepção, a fibra óptica transporta sinal com muito menos atenuações. Consequentemente, pode atingir até velocidades da ordem de1,6 Tbps (Tera bits/segg. = trilhão de bits por segundo) , o que é impensável nas conexões via cobre. Aliás, a tecnologia tem potencial para ultrapassar essa velocidade, uma vez que a transmissão de dados através de luz oferece poucas limitações nesse sentido e somente depende dos equipamentos de conversão conectados na fibra.

O serviço é mais caro?

Mito. Quando começou a ser comercializada no Brasil, a fibra óptica realmente custava mais. Mas à medida que a tecnologia se popularizou, os custos caíram tanto que se nivelaram aos serviços convencionais. Contar com a melhor conexão em fibra hoje em dia depende muito mais da habilidade de saber escolher entre os melhores serviços disponíveis no mercado que dos preços em si.

A tecnologia contribui com a segurança da instalação?

Verdade. Como vimos, cabos de fibra óptica transportam luz. Por isso, não apresentam o mesmo nível de aquecimento interno que os fios de cobre. Esse fator garante mais segurança, já que evita riscos à integridade da instalação. Além disso, o cabeamento de fibra óptica costuma ser melhor protegido, o que, em geral, faz com que fique menos exposto à ação da chuva ou do vento, por exemplo. Consequentemente, oferece maior estabilidade e pode ser utilizado por mais tempo sem apresentar problemas.

Cabeamentos em fibra são à prova de interceptação?

Mito. Cabos de fibra óptica estão menos sujeitos a interferências externas por não transportarem sinais eletromagnéticos. Mesmo assim, ainda podem ter dados interceptados por meio de atos de vandalismo. Logo, não é exagero dizer que são mais seguros em comparação com o cobre, mas ainda estão muito longe de ser invioláveis.

O serviço ajuda o meio-ambiente?

Verdade. Os materiais que compõem os cabos de fibra óptica podem ser obtidos de maneira muito menos agressiva para o meio-ambiente do que a extração de minério de cobre. O funcionamento da fibra também demanda menor quantidade de energia elétrica, o que também ajuda a preservar a natureza.

Apenas especialistas em fibra óptica podem instalá-la?

Mito. Logo no início de sua implementação, poucos profissionais dominavam o conhecimento necessário para instalar fibra óptica da maneira correta. Hoje, o uso da tecnologia é tão comum que a sua instalação se tornou até mais simples do que a dos cabos de cobre. Além de contar com uma extensa rede dentro e fora do território nacional, a conexão em fibra é feita por meio de um cabeamento mais fino, maleável e leve. Por isso, demanda muito menos trabalho na hora de ser implementada.

Fonte: Vogel


Voltar
WhatsApp: 81991645340