Comunicação digital: como funciona e dicas para aplicar de forma efetiva.


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Comunicação digital: como funciona e dicas para aplicar de forma efetiva.

Atualmente, muito se fala em comunicação digital e os benefícios que ela pode trazer para as empresas. Mas, você sabe do que se trata? Neste artigo você vai entender o que é comunicação digital, como aplicá-la e como ela faz diferença para seu negócio.

O que é comunicação digital?

Podemos definir comunicação digital como a digitalização dos meios de informação. Ela define qual estratégia e ações de comunicação serão realizadas nas três dimensões do digital: internet, dispositivos móveis e redes sociais. Paralelamente, a comunicação digital se integra à comunicação corporativa. Em outras palavras, substituiu as tecnologias e usos, se consolidando como uma dimensão mais otimizada e estratégica.

Quatro pilares da comunicação digital

1. Relacionamento
O relacionamento com o cliente é extremamente importante e muito valorizado pelas empresas. Para alcançar esse objetivo, as marcas vão para as redes sociais. É no Instagram, Facebook, Twitter etc, que os consumidores se sentem mais próximos e conseguem se relacionar com as marcas. As pessoas as seguem porque desejam conversar, sugerir, falar e serem ouvidas, receber dicas e sugestões de serviços e produtos, descobrir novidades, ler sobre a marca e como anda sua inserção no cenário atual.

2. Engajamento
O engajamento é a maneira pela qual as empresas se aproximam de seu público. O objetivo do engajamento é formar um relacionamento emocional, próximo e profundo, buscando a fidelidade do cliente em potencial. Para conseguir engajamento, as empresas realizam campanhas de marketing, marketing de relacionamento, estratégias de conteúdos, entre outros métodos, principalmente nas redes sociais.

3. Conteúdo
Um bom conteúdo, escrito com cuidado e publicado com frequência, traz resultados. Por outro lado, websites praticamente abandonados ou que geram conteúdos repetitivos, mentirosos e irrelevantes não servem de muita coisa, pois não conquistam o público. Um bom conteúdo pode influenciar os consumidores, retendo e fidelizando clientes.

Para potencializar seus efeitos, o website, além de ser um canal para esclarecer dúvidas sobre produtos e serviços, também pode conter dicas e informações.

4. Presença
Os três pilares acima configuram o quarto: presença no ambiente online. Não é à toa que a comunicação digital traz resultados para a empresa. Segundo o último relatório realizado pela Cisco (o relatório Annual Internet Report Complete Forecast Update), até 2023, 66% da população de todo o mundo estará conectada à internet (algo em torno de 5,3 bilhões de pessoas). Portanto, a presença no ambiente digital é tão importante.

Além de presente, é necessário estar à disposição do público, interagindo e incentivando a conhecer mais a marca, continuar acompanhando e consumindo.

10 passos para fazer uma comunicação digital de sucesso

Assim que surgiu, a comunicação digital passou a fazer parte das estratégias de divulgação das empresas, se consolidando como agente estimulador de seu crescimento e espaço no mercado.

Embora a comunicação digital seja considerada relativamente mais barata que a comunicação tradicional, as empresas não podem descuidar. É necessário se atentar a cada detalhe da estratégia digital, de maneira a evitar equívocos e problemas que podem impedir o retorno esperado.

Confira os 10 passos básicos para uma comunicação digital eficiente:

1. Entenda seu negócio
Pode parecer óbvio, contudo, quando analisamos a realidade, percebemos que muitos empreendedores e empresários não conhecem seu negócio. Ao dizer “entenda seu negócio”, não falamos sobre qual produto ou serviço você vende, mas, sim, sobre que solução você oferece para o cliente. Se seu produto for a venda de roupas, por exemplo, você pode oferecer a solução de fazer o cliente sempre “estar na moda”.

2. Conheça seu público
É preciso se lembrar que a mensagem que você passar dentro do ambiente digital pode ir a vários lugares e alcançar várias pessoas. Porém, nem todos vão consumir seu serviço ou produto, visto que muitos não têm potencial para se tornarem clientes. É por isso que você precisa saber claramente quais são as principais características, gostos e hábitos do público que pretende atingir. A partir desses dados, será possível criar conteúdos customizados e segmentados, de acordo com seu público. Além de se atentar ao conteúdo, também é importante restringir as plataformas em que ele será inserido, pois não adiante tentar alcançar um público masculino em um ambiente frequentado majoritariamente por mulheres, por exemplo.

3. Planejamento
O planejamento é praticamente o primeiro passo para ter sucesso em suas ações. Como encontrar o direcionamento adequado sem fazer um planejamento prévio? Por isso, você deve ter objetivos e metas claros.

4. Relacionamento
Como falamos acima, o relacionamento é extremamente importante, tanto que é considerado a palavra-chave da comunicação digital. Conseguir se relacionar com o consumidor é fundamental, pois é isso que ele deseja quando começa a acompanhar a marca pela internet. Clientes e prospects querem que suas opiniões sejam ouvidas, e, quando for possível, implementadas.

5. Site
Apesar de existirem diversas opções de plataformas, o site ainda é importante, pois é o cartão de visitas da marca na internet. Nele, está a descrição básica do negócio, os produtos, serviços e soluções oferecidos. Muitas vezes, inclusive, o site é o primeiro contato do cliente com a marca.

Algo que tem tido bastante resultado atualmente é ter uma aba de “blog” no site, com conteúdos de interesse dos clientes e prospects.

6. E-mail Marketing
Não é sempre que o cliente vai acessar seu site. Como forma de lembrá-lo de visitar sua página, a marca deve ter um e-mail marketing, que também servirá para avisar quando houver novidades.

7. Mídias sociais
Hoje em dia não faltam opções de redes sociais para estar presente. Mas, na hora de escolher a rede social para realizar mais engajamento com a comunicação digital, é preciso se lembrar do perfil de seu cliente, como falamos acima. Sua marca deve estar onde seu público está. Além disso, também é importante definir bem os objetivos de cada ação. Às vezes a rede social não irá gerar vendas diretas, mas investir nelas vai auxiliar na construção do relacionamento com o público e na divulgação da marca.

8. Conteúdo de qualidade
Quando falamos de internet, estamos falando de conteúdo. A marca que quer se destacar e ser lembrada precisa oferecer conteúdo útil e de qualidade para seus consumidores. As pessoas passam horas na internet buscando e consumindo conteúdo. Para que elas se interessem pelo seu, você deve gerar interesse e engajamento, com conteúdos inovadores e que ofereçam algo a mais.

9. Google AdWords
A maioria das experiências online vão começar por meio de buscas. Uma das formas de se manter entre os primeiros resultados é otimizar o conteúdo produzido. Outra maneira é utilizar o Google Ads, em que pode-se direcionar o investimento a um público com características específicas e a locais ou horários mais relevantes para seu negócio.

10. Mensuração de Resultados
Por fim, mas não menos importante, é necessário sempre testar e conferir se as estratégias de sua comunicação digital estão trazendo resultado. Uma das maiores vantagens disso é conseguir corrigir possíveis falhas mais rapidamente, e, assim, trocar de estratégia ou potencializar as que estão trazendo resultado.

Para uma campanha de marketing digital eficaz, é muito importante estabelecer métricas que estejam compatíveis com cada objetivo e plataforma.

Planejar as ações da comunicação digital vai depender do objetivo: mudar a imagem, gerenciar crises, melhorar a reputação, entre outros. Quanto às ações, existem diversas possibilidades, como assessoria de imprensa, newsletter, site, e-mail marketing, mídias sociais, etc.

Independente disso, a comunicação digital só trará resultados se for planejada e bem feita, podendo fazer a diferença que faltava para alavancar a marca e potencializar suas vendas.

Fonte: Sambatech


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