Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Como aumentar a velocidade do Wi-Fi


Como aumentar a velocidade do Wi-Fi

Você provavelmente não pensa muito sobre ela até que o filme que você está assistindo por streaming trava. Ou você não consegue carregar seus arquivos na cloud. Ou ainda, seu navegador de web fica rodando sem carregar a página que você quer.

Com milhões de usuários conectando seus dispositivos móveis a pontos de conexão Wi-Fi em todo o mundo, não é de admirar que as pessoas queiram saber como aumentar a velocidade do seu Wi-Fi para poder fazer streaming de filmes, carregar e descarregar seus documentos e transferir dados com rapidez.

As inovações na tecnologia de Wi-Fi são o que o tornam mais rápido do que as gerações anteriores. E como a velocidade do Wi-Fi geralmente está relacionada ao alcance da conexão com a Internet, apresentaremos algumas maneiras de ajudá-lo a aumentar esse alcance e estender o sinal sem fio.

A seguir falaremos mais sobre essas gerações anteriores e alguns dos termos que você precisa conhecer quando pensar em conexões Wi-Fi.

Velocidade – as novas tecnologias de Wi-Fi enviam dados com mais rapidez do que as gerações anteriores. Uma conexão mais rápida resulta em velocidades de Wi-Fi mais elevadas.
Capacidade – os novos roteadores também enviam mais dados simultaneamente para mais dispositivos, ou seja, eles têm mais capacidade.
Cobertura – a velocidade do Wi-Fi é uma peça do quebra-cabeças, e a cobertura (ou alcance) é a outra. Você deseja um roteador capaz de oferecer mais velocidade de Internet a distâncias maiores.

Com uma conexão Wi-Fi robusta, você economizará tempo porque a velocidade da conexão é mais elevada e você pode fazer streaming de filmes, games, vídeos e outros aplicativos com grande quantidade de dados mais rapidamente e com melhor qualidade de imagem.

Por que sua Wi-Fi está lenta

Vamos falar sobre o motivo pelo qual sua conexão Wi-Fi está lenta. Barreiras físicas, como paredes e pisos, podem afetar sinais sem fio, bem como a distância entre o dispositivo e o ponto de acesso e o número de dispositivos que utilizam sua rede Wi-Fi. Até mesmo coisas simples, como o ajuste da distância entre o seu roteador e o chão, podem afetar seu desempenho.

Certifique-se de falar com seu provedor de serviço de Internet para certificar-se de que está pagando pela velocidade de que precisa. Provedores diferentes oferecem velocidades diferentes e talvez você não tenha o melhor pacote para as suas necessidades de conexão.

Três fatores principais impactam a velocidade da sua conexão à Internet – a localização do seu roteador, a tecnologia e os dispositivos que estão conectados a ele.

Maneiras de aumentar a velocidade da sua Wi-Fi

1. Coloque seu roteador em um local aberto. Como Wi-Fi é apenas isso – sem fio – a velocidade da sua conexão é afetada pela distância, pelos obstáculos (tais como paredes, pisos e tetos), interferência eletrônica e o número de usuários da rede. Todos esses fatores contribuem para a diminuição da velocidade da sua conexão Wi-Fi.

Para obter o melhor sinal, coloque o roteador sem fio em um local aberto no andar principal da sua casa, longe de paredes e obstáculos. O ideal é colocá-lo fora do chão, acima da mobília. Mantenha-o afastado de outros dispositivos eletrônicos que possam causar interferência, como micro-ondas, babás eletrônicas e telefones sem fio. Você poderá também dispor as antenas perpendicularmente, uma no sentido horizontal e a outra no sentido vertical.

Deseja saber onde estão os pontos mortos da rede sem fio espalhados pela casa? Tente usar um aplicativo móvel, como CloudCheck*, para procurar esses pontos. Ele também poderá ajudá-lo a identificar onde o sinal é mais forte para que você possa encontrar um bom lugar para seu roteador. Pense nele como um feng shui Wi-Fi para seu roteador sem fio!

2. Utilize tecnologias Wi-Fi atuais. As tecnologias mudam rapidamente e uma das melhores maneiras de acelerar sua rede sem fio é utilizar o hardware mais moderno. Wireless-N (802,11n) e Wireless-AC (802,11ac) são tecnologias mais novas e mais rápidas, enquanto Wireless-A (802,11a), -B (802,11b) e -G (802,11g) são mais antigas e mais lentas.

Os roteadores Wireless-AC mais novos possuem velocidades de transferência de dados até três vezes superiores às dos modelos Wireless-B/G/N mais antigos e oferecem funcionalidade de “banda dupla” para que você possa liberar canais para os dispositivos sem fio mais antigos acessarem.

E, obviamente, você vai querer proteger sua rede Wi-Fi com uma senha para que seus vizinhos não possam fazer streaming de filmes com a sua conexão sem fio!

3. Limite os dispositivos e otimize as configurações. Jogar games on-line, realizar bate-papos com vídeo e fazer streaming de filmes e vídeos são atividades que consomem muita largura de banda e podem reduzir a velocidade da Internet e o acesso de todos que estão conectados àquela rede Wi-Fi. Alguns roteadores têm uma configuração de Qualidade do serviço (QoS) que permite que você controle quais aplicativos têm acesso prioritário à largura de banda da Internet. Por exemplo: você pode querer priorizar ligações com vídeo caso tenha muitas reuniões e reduzir a prioridade de downloads de arquivos da cloud. Você poderá receber seus documentos mais tarde, mas não vai querer que a ligação caia quando estiver falando com um cliente importante ou alguém da sua família!

Você também vai querer que seu roteador sem fio receba as últimas atualizações para seu firmware. Embora muitos roteadores mais novos possuam processo de atualização integrado, talvez seja necessário acessar as configurações do seu roteador para iniciar uma atualização manualmente.

Também é uma boa ideia conectar dispositivos estacionários, como desktops e consoles de games, diretamente ao roteador para fornecer melhor largura de banda para seus dispositivos móveis. É possível instalar extensões do navegador que podem bloquear anúncios, animações e vídeos que roubam largura de banda. Mesmo pequenos ajustes, como o bloqueio de anúncios com streaming, podem aprimorar sua experiência de usuário.

É possível também fazer o ajuste fino da seleção de canais no seu roteador. Por padrão, muitos roteadores sem fio são configurados para rodar no canal 6. Isso significa que os roteadores dos seus vizinhos também podem estar usando o canal 6, causando congestionamento naquele canal por causa do número de dispositivos conectados a ele. O uso de uma ferramenta como Wi-Fi Analyzer* ou Wi-Fi Scanner* pode ajudar na identificação dos canais do roteador com mais largura de banda e oferecer uma melhor velocidade da Internet.

Caso seu roteador seja relativamente novo, ele deve ser capaz de alternar entre duas frequências de rádio – 2,4 GHz (o padrão mais antigo) e 5 GHz (o padrão mais novo). Os roteadores sem fio inteligentes podem escolher a melhor frequência para você e seu ambiente. Cada frequência possui vários canais: 14 a 2,4 GHz e 30 a 5 GHz. Assim, se seu roteador tem a capacidade de trocar automaticamente de frequência, ele poderá escolher entre 44 canais. Se ele for mais antigo e só puder acessar os 14 canais de 2,4 GHz, é mais provável que ele encontre “tráfego” na conexão Wi-Fi. Você pode verificar as configurações do roteador para ver se ele está alternando automaticamente entre canais e frequências para obter a configuração ideal.

Outras dicas

Buscando ainda mais maneiras de tentar aumentar a velocidade do seu Wi-Fi e ampliar o alcance da conexão com a Internet?

Utilize um extensor de alcance sem fio. Embora talvez não acelere a conexão, ele é capaz de melhorar o sinal nos pontos mortos da sua casa ou escritório. Por exemplo, se o seu roteador estiver no primeiro andar da sua casa, você poderá adicionar um extensor de alcance sem fio em outro andar para melhorar o sinal. Ele pode ser de grande ajuda em áreas com paredes grossas ou outras estruturas físicas capazes de impedir um sinal sem fio.
Acrescente pontos de conexão. Pense em pontos de conexão para a criação de uma malha sem fio na sua casa. Eles transmitem sinais de Internet entre si para montar uma rede sem fio. Destinam-se a espaços grandes com vários andares.
Acelere o fluxo de dados Aquela conexão sem fio invisível pode ter um tremendo impacto no nosso dia a dia – determinando o quanto conseguimos realizar e o quanto podemos relaxar. Ninguém quer ligações com vídeo que caiam, transmissão de vídeo que fique picotando ou download de arquivos lento. Com um pouco de conhecimento e alguma persistência, é possível ajustar as configurações do seu roteador para aumentar a velocidade da sua conexão Wi-Fi e ampliar seu alcance.

Fonte: Intel


Voltar
WhatsApp: 81991645340