Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Você sabe o que é serviço de hosting?


Você sabe o que é serviço de hosting?

Também chamado de hosting, o serviço de hospedagem é o verdadeiro responsável por manter um site on-line no mundo virtual. Apesar da sua importância, porém, diversos empresários não se preocupam tanto com ele e acabam se frustrando quando não conseguem os melhores resultados.

Nos dias de hoje, é mais do que obrigatório que um negócio tenha um website. Afinal, ele é a cara do negócio. Ele é o catálogo dos seus produtos e serviços, além de ser um ambiente pelo qual o cliente vai entrar em contato com a empresa. Justamente por isso, é muito importante entender o que é serviço de hosting.

No post de hoje, trouxemos as principais informações sobre esse serviço e por que você deve ter um. Continue lendo e tire suas dúvidas!

O QUE É SERVIÇO DE HOSTING?

Podemos dizer que o host é qualquer máquina ou computador que esteja conectado a uma rede e que apresente um endereço IP. Esse endereço é o número que reconhece o site no mundo virtual — e, para simplificar o acesso ao site, esse número é associado a um nome. Os hosts, então, são os equipamentos responsáveis por armazenar tudo que se encontra em um site.

Nesse sentido, um bom serviço de hosting precisa garantir que, caso haja algum problema em um dos servidores, outro assumirá imediatamente o encargo. Afinal, ninguém quer ficar na mão com um site indisponível, certo?

Se um cliente visitar o seu site e não conseguir visualizar aquilo de que precisa, ele possivelmente visitará o site de um concorrente, e bem é provável que feche negócio com ele. Portanto, é essencial contratar os serviços de uma empresa que garanta a qualidade nessa hospedagem, de forma que o site não apresente instabilidade e fique sempre no ar.

COMO FUNCIONA ESSE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM?

De fato, o acesso a um site exige alguns procedimentos específicos. Quando você digita um endereço em seu navegador, rapidamente se inicia uma conexão com o servidor em que ele está hospedado. Uma solicitação de busca das informações armazenadas é remetida ao servidor. Então, acontece uma conversão de “nome do site” para o endereço IP, e todo o seu conteúdo surge na tela.

Por trás de todas essas ações está o DNS, a sigla em inglês para Sistema de Nomes de Domínios. Ele é o responsável por promover toda a conversão do nome do site em um endereço IP. Vale dizer, portanto, que é fundamental que o seu domínio seja dirigido para o DNS da prestadora de hospedagem, de maneira que a conversão das informações aconteça de modo prático e correto.

COMO ESCOLHER O MELHOR SERVIÇO DE HOSTING?

Além de entender o que é um serviço de hosting, é preciso ter em mente que existem vários tipos disponíveis atualmente no mercado. Eles podem variar conforme com as necessidades e particularidades de cada negócio. Alguns necessitam de um sistema de segurança maior, por exemplo, por causa de suas transações financeiras; outros exigem mais velocidade ou precisam de um espaço maior etc.

Para saber qual é a opção mais viável para a sua empresa, especificamente, veja a seguir alguns pontos que você deve levar em conta antes de contratar esse serviço.

INVESTIMENTO

Quando for escolher o serviço de hosting ideal, considere o custo-benefício disponibilizado pela empresa. Analise bem o que cada negócio oferta, quais são os meios de pagamento aceitos, os tipos de planos e as vantagens que podem existir com métodos de fidelização.

Pensando em diminuição de custos, você pode optar por uma opção que seja mais em conta no orçamento. Só não se esqueça de considerar também a qualidade e a velocidade do serviço.

TIPO DE SITE

Antes de escolher algum serviço de hospedagem, também é interessante averiguar qual tipo de site é mais apropriado para o seu negócio. Se será um blog, uma plataforma de e-commerce, um site institucional, entre outros.

Cada um desses modelos tem características e formatos únicos, o que interfere no tipo de hospedagem e no plano de que você precisará. Ainda, leve em conta a possibilidade de que a sua empresa vai crescer — e, com ela, toda a sua infraestrutura. Logo, o hosting escolhido precisará suportar esse crescimento.

DISPONIBILIDADE

Você já ouviu falar em uptime? Esse é um conceito usado para determinar a disponibilidade de um servidor. Quanto maior ele for, melhores são as possibilidades de o seu site manter-se disponível.

Em outras palavras, uma hospedagem com um uptime baixo significa que a sua página tem maior possibilidade de se tornar indisponível no decorrer de certo tempo, e isso precisa ser considerado com cuidado. Ninguém quer voltar a um site que fica fora do ar com frequência, não é mesmo?

ARMAZENAMENTO E TRANSFERÊNCIA

Geralmente, os planos de hosting de sites fornecem variados meios de armazenamento e transferência, exatamente para permitir que você opte pelo mais adequado para a sua empresa. Então leve isso em consideração, visto que, dependendo do tipo de site que você desenvolver, será preciso um espaço maior no serviço de hospedagem.

FACILIDADE DE USO

Sem dúvida, analisar a usabilidade do serviço de hospedagem que você deseja contratar pode fazer toda a diferença. Procure informações com pessoas que entendam desse mercado ou que já contrataram esse serviço, a fim de saber qual é a melhor opção. De outro modo, você pode perder tempo e dinheiro por não entender os recursos que o serviço disponibiliza.

SUPORTE

Por fim, uma das principais questões a considerar na hora de escolher um serviço de hospedagem de site é o suporte oferecido pela empresa. Isso porque, em algum momento, você certamente precisará dele. Contar com uma presença digital é estar sempre preparado para alterações em ações de marketing e criação de sistemas e plataformas.

Analisando de modo mais simples, basta o seu site ficar fora do ar por pouco tempo que você notará o impacto que um suporte de hospedagem tem. Portanto, não deixe de buscar empresas que forneçam esse serviço com qualidade e eficiência.

Como vimos até aqui, entender o que é serviço de hosting é essencial para quem deseja ter uma forte presença on-line. Até porque a hospedagem de sites é um serviço muito necessário nos dias de hoje, já que um website é capaz de alcançar milhões de usuários em todo o mundo. Para garantir tudo isso, não se esqueça de procurar uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

Fonte: Intenet


Voltar
WhatsApp: 81991645340