Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


6 Problemas que deixam sua internet instável (e como corrigi-los)


6 Problemas que deixam sua internet instável (e como corrigi-los)

Com certeza um dos grandes problemas no Brasil para os usuários ativos é a instabilidade da internet, e mesmo assim existem alguns casos em que tomando todas as precauções conhecidas, a internet fica instável e pode prejudicar, e muito, a sua navegação.

Existem muitos fatores que podem tornar uma conexão instável – alguns contornáveis e outros que dependem da ação do tempo, por exemplo. Nesse post, vamos citar alguns deles para você ficar bem atento e descobrir quais são as causas da instabilidade de sua internet:

O clima

Você já deve ter percebido que quando há chuvas e tempestades, o clima interfere na instabilidade da sua internet. Mas você sabe por que isso ocorre?

Internet transmitida via rádio ou fibra óptica utiliza o ar para disseminar os pacotes de dados. Nesse caso, água, umidade e as descargas elétricas na atmosfera prejudicam a propagação das ondas, dificultando suas chegadas nos provedores e, consequentemente, nos imóveis dos clientes.

Além disso, dependendo da intensidade da chuva, podem ocorrer rompimentos nos cabos além de problemas no fornecimento de energia da cidade, que pode gerar aquelas quedas que podem ser perigosas para os aparelhos elétricos.

Ou seja, tanto a internet via rádio ou de fibra óptica pode ocorrer instabilidade por conta do clima.

Equipamentos antigos

Da mesma forma que os equipamentos tecnológicos ganham novas versões para se adaptarem às atualizações dos softwares, os equipamentos que garantem o acesso à internet também vão ficando defasados com o tempo e precisam ser substituídos.

Então, é sempre importante verificar se o seu roteador e também o equipamento fornecido pelo provedor de internet estão atualizados e comportam a velocidade e o tipo de conexão do seu pacote.

Em relação ao roteador, por exemplo, modelos mais novos costumam atingir até 450Mbps (megabits por segundo), e outros que podem transmitir até um pouco mais de 1Gbps (Gigabit por segundo).

Sites específicos

Você sabia que sites instáveis também podem contribuir para a sensação de instabilidade em sua internet? Afinal, não é tão incomum ocorrerem problemas de carregamento de páginas em sites muito acessados, como o Facebook, Netflix e outros, que ficam sobrecarregados por conta do alto volume de acessos.

Nesse caso, acesse outros sites e veja se eles também estão instáveis. Caso contrário, o problema é realmente da página específica que você está tentando acessar – e não da empresa provedora de sua internet.

Problemas em PTTs

No Brasil há vários Pontos de Troca de Tráfego (PTTs) que ajudam a melhorar a qualidade da conexão dos provedores e de seus clientes. A internet em nosso país depende desses centros, nos quais todas as operadoras se encontram.

Então, a instabilidade em sua internet e na de grande parte do país pode ser ocasionada por algum defeito em alguma estrutura do PTT ou, ainda, por alguma operadora muito grande estar com problemas na distribuição de seu tráfego.

Cabos danificados

Cabos de conexão de internet não são todos iguais – existem os de maior qualidade e os que tem qualidade duvidosa.

Então, se o provedor usa cabos de pouca qualidade para instalar a internet na casa do cliente, é muito provável que possa gerar instabilidade. Da mesma forma, cabos com mal contato, quebrados e fortemente amassados também podem causar pequenos curtos que não deixam os dados fluírem, causando instabilidade na conexão.

Canal da rede Wi-Fi

Uma simples troca no canal do roteador pode resolver o problema de instabilidade na internet. Isso porque se um mesmo canal de transmissão de dados sem fio estiver sendo muito utilizado no mesmo imóvel ou na vizinhança, pode sobrecarregar a rede.

Então basta alterar o canal do roteador sem fio para resolver o problema de instabilidade. Nesse caso, se você não souber como acessar o seu roteador para fazer a troca de canal, consulte o seu provedor para esse suporte.

Diante de todas essas dicas, é bem provável que você consiga entender os motivos de a sua internet ficar instável em determinadas ocasiões e, ainda, corrigir problemas em seus equipamentos ou ir em busca da resolução do problema entrando em contato com seu provedor.

Calma, nem tudo está perdido!

Antes de mais nada, vale verificar se os cabos ou o modem estão desligados. Lembrando que as luzes verdes piscantes do aparelho indicam fluxo de rede. Já, se estiverem laranja ou apagadas, é sinal de problema. Nesse caso, desligue o aparelho, espere um minuto, e ligue-o novamente. Contudo, se a conexão ainda não voltar, é hora de mudar a estratégia.

Você pode tentar verificar se não deixou o equipamento em modo avião ou se há algum DNS configurado errado. Vírus e malwares também podem causar instabilidade na conexão.

Fonte: Vertic Tecnologia


Voltar
WhatsApp: 81991645340