Conheça as tendências de trabalho e consumo no mundo pós-Covid-19


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Conheça as tendências de trabalho e consumo no mundo pós-Covid-19

A pandemia do novo coronavírus está transformando a relação entre empresas e sociedade e a conectividade é o ponto-chave de todas essas mudanças. A primeira grande transformação que já podemos observar é a adesão ao home office em decorrência das medidas de isolamento social, mas nos próximos meses, novas formas de trabalho e também de consumo devem surgir.

Mas o que deve mudar?

Trabalho remoto: uma pesquisa recente do Gartner mostrou que 48% dos profissionais provavelmente trabalharão remotamente pelo menos parte do tempo após a Covid-19. Antes da pandemia, esse número era de 30%, ou seja, um crescimento significativo que impactará uma grande parcela de pessoas. Algumas empresas já oficializaram a adesão ao trabalho remoto mesmo quando as medidas de isolamento social forem flexibilizadas. É um caminho sem volta para muitas companhias.

Novos restaurantes: uma tendência apontada pelo futurista Rohit Bhatgava são os “restaurantes fantasmas”, termo usado para descrever os estabelecimentos que funcionam só com delivery. Esse setor deve ficar atento às mudanças de modelo de negócios. O serviço de entrega deve continuar em alta e pode se tornar a principal fonte de receita em muitos casos.

Coleta de dados: análise do Gartner mostra que 16% dos empregadores estão usando tecnologias com mais frequência para monitorar seus colaboradores por meio de métodos como time sheet (planilha de horário), que permite o registro e gerenciamento de atividades que são executadas em projetos, manutenções e atendimento em geral, além de rastreamento do uso do computador de trabalho e monitoramento de e-mails ou comunicação interna dos profissionais em aplicativos de mensagens como Skype ou WhatsApp.

Ferramentas digitais: o profissional do futuro é engajado e conhecedor de novas tecnologias. Será preciso trabalhar com mais ferramentas e gerenciar informações online. A gestão deve ser migrar para o digital.

Cultura imersiva: com o isolamento social, os artistas e produtores culturais passaram a apostar em espetáculos online. Já os museus apostaram em tours virtuais. Esse comportamento deve evoluir para o que se pode chamar de “experiência cultural imersiva”, que tenta conectar o real com o virtual. Para isso, são utilizadas ferramentas que já estão disponíveis, como realidade aumentada e virtual, assistentes virtuais e máquinas inteligentes.

O fato é que estamos vivendo um momento sem precedentes e sem uma previsão concreta de quando será possível retomar a rotina de antes. Investir em tecnologia e criar novas formas de relacionamento são fatores essenciais neste contexto. Consequentemente, investir em conectividade é vital para manter os negócios ativos.

Por isso, a Vogel já tem trabalhado para oferecer serviços de maneira flexível, permitindo que os clientes tenham a possibilidade de adquirir pacotes personalizados com diferentes soluções voltadas para internet corporativa, voz, conectividade e implementação de infraestrutura, clique aqui e confira.

Assim, empresas dos mais diversos setores podem contar com o que melhor se ajusta às suas necessidades em um momento no qual precisarão estar cada vez mais conectadas. Afinal, a transformação digital está acontecendo e é muito importante ficar atento às tendências para a compreensão das novas dinâmicas globais e, sobretudo, para visualizar novos mercados, novas oportunidades e novas formas de se relacionar em sociedade.

Fonte: Vogel


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