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Sofrendo com instabilidade na internet? Saiba o que fazer para resolver agora mesmo!


Quem utiliza a WEB diariamente, provavelmente, já teve algum problema com a sua conexão. A instabilidade na internet pode prejudicar o uso de serviços simples, como o de e-mail, ou mesmo tornar inviável o acesso a ferramentas avançadas, como jogos on-line. E, muitas vezes, esse problema está relacionado ao provedor de acesso.

Nessas horas, saber identificar o problema e que caminhos tomar para solucioná-lo é um passo básico. Ainda assim, não é simples: é necessário conhecer os melhores testes de velocidade da WEB e ter a habilidade de ler os dados exibidos neles.

Para ajudar você com essa tarefa, preparamos este texto justamente sobre como identificar problemas de instabilidade na internet da sua casa. Continue lendo e tire suas dúvidas!

COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS DE INSTABILIDADE NA INTERNET?

Como dissemos, o primeiro passo para identificar um problema com a internet é conhecer a sua origem. Isso pode ser feito, a princípio, com um teste de velocidade da conexão. Ele fornecerá um conjunto de informações e indicadores de performance que auxiliam você a avaliar se está tudo correto ou, se não, quais são os possíveis caminhos a serem tomados.

Antes de iniciar o teste, pause todas as operações que possam utilizar a banda da sua rede — downloads e serviços de streaming, por exemplo, precisam ser interrompidos. O mesmo vale para os aparelhos, que precisam ser desconectados da rede para evitar que gargalos ocorram. Se possível, conecte-se diretamente ao modem usando um cabo, para obter um resultado mais próximo do real. Afinal, assim você já elimina as interferências normalmente relacionadas ao uso da internet sem fio.

Tudo isso feito, é hora de medir a velocidade da sua internet. Esse teste consegue identificar a real capacidade da sua rede, além de outros fatores que influenciam a sua conexão, como a latência.

QUAIS SÃO AS MELHORES FERRAMENTAS DE TESTE DE INTERNET?

Atualmente, são vários os serviços que podem ser utilizados para saber se a velocidade da sua internet corresponde àquela que foi, de fato, contratada. Cada um fornece um conjunto diferente de dados ao usuário. Veja, a seguir, os principais deles!

SPEEDTEST
Desenvolvido pela Ookla, o Speedtest permite que o usuário faça análises com 8.000 servidores em todo o planeta. Seus testes utilizam um protocolo próprio, voltado para dar mais confiabilidade e segurança aos resultados. Cada análise entrega dados como a taxa de upload, a taxa de download e o ping.

O Speedtest tem aplicativos para Android, iOS e Chrome, além de uma versão WEB, que pode ser acessada por qualquer aparelho moderno.

FAST.COM
A Netflix sempre teve problemas com traffic shaping (processo em que operadoras reduzem propositalmente a velocidade de alguns serviços). Então, para ajudar os seus usuários a identificar quando isso ocorre, ela criou o seu próprio medidor de velocidade: o Fast.com. Uma solução simples, mas que traz valiosos dados.

Em destaque, a ferramenta exibe o dado mais importante para a Netflix, que é a sua velocidade de download. Além disso, caso você clique em “Mostrar mais informações”, é possível ver o ping até os servidores da empresa, o seu IP e a taxa de upload, entre outras opções.

BRASIL BANDA LARGA
Criado pelo governo brasileiro, o Brasil Banda Larga é o teste oficial da Anatel. Esse método é o indicado pelas operadoras nacionais e é muito útil para identificar problemas. A sua criação, inclusive, se deu com o objetivo de ajudar os usuários a identificar se os prestadores de serviço estão, ou não, entregando os dados conforme o contrato firmado.

Além da versão WEB, há também um app para Android e iOS. Os dados exibidos incluem a velocidade de upload, a taxa de download, a latência e o jitter. Também são mostrados o IP do usuário, a localização do servidor de testes e a taxa de perda de pacotes.

NPERF
O nPerf é um serviço de teste de velocidade de internet com interface web e versões por aplicativos móveis. Ele entrega dados básicos, como latência máxima, velocidade de upload e download. Também é possível avaliar a latência média, o jitter e o IP do aparelho.

Este serviço usa um algoritmo personalizado. Além disso, o serviço contém um conjunto de servidores próprios para validar os dados. Assim, o usuário consegue uma medição mais precisa sobre o estado da sua rede e dados como IP e provedor de acesso.

COMO INTERPRETAR OS DADOS DO SEU TESTE DE INTERNET?

Como mostramos, os testes trazem vários dados úteis para identificar problemas de instabilidade na internet. Vejamos agora, então, a que cada termo representa!

PING
O ping é a taxa de latência da conexão. Basicamente, esse é o nome de um utilitário que utiliza o protocolo de internet ICMP. Seu objetivo é identificar o tempo necessário para um pacote de dados sair do aparelho do usuário, ir até o servidor de testes e ser enviado de volta.

Quanto menor for essa taxa, melhor. Latências altas prejudicam o uso de serviços — o que vale especialmente para jogos on-line, em que o tempo de resposta é algo crítico.

TAXA DE DOWNLOAD
A taxa de download é a quantidade de informações que o usuário consegue baixar a cada segundo. Quanto maior ela for, menos tempo o aparelho gastará para realizar a transferência de um conteúdo da WEB para o seu sistema. Uma taxa elevada, aliás, é um requisito para utilizar serviços de streaming em alta definição.

TAXA DE UPLOAD
A taxa de upload se refere à quantidade de dados que podem ser enviados pelo aparelho a cada segundo. Essa velocidade influencia, portanto, qualquer transferência de arquivos entre o aparelho e um dispositivo na internet. Taxas baixas podem prejudicar, por exemplo, o uso de soluções de armazenamento na nuvem.

JITTER
O jitter é um indicador estatístico do atraso que ocorre na entrega de dados. Em outras palavras, é uma medida para identificar o atraso entre cada pacote que circula na WEB. Quanto maior ele for, menor será a capacidade do aparelho para manter conexões contínuas de qualidade.

COMO SOLUCIONAR PROBLEMAS DE ESTABILIDADE?
Antes de mais nada, para lidar com problemas de instabilidade de internet é preciso identificar se a falha está na sua rede ou se é um problema relacionado ao provedor. Se toda a infraestrutura da sua rede estiver funcional e com qualidade, muito provavelmente o problema está no seu prestador.

A análise dos indicadores dos testes pode ajudar a avaliar se esse é o caso. Uma latência ou jitter elevados, por exemplo, costumam ocorrer por erros na rede do provedor. Nesses casos, uma boa alternativa é entrar em contato com o prestador do serviço; ele conseguirá realizar testes avançados e ajudar a configurar o seu modem da melhor forma possível.

Em alguns cenários, por outro lado, será necessário fazer mudanças na infraestrutura do local. Afinal, chuvas e outras situações similares também podem prejudicar a qualidade da sua conexão.

Por conta disso, inclusive, sempre prefira um provedor de fibra óptica. Essa tecnologia é mais resistente e capaz de entregar um acesso de qualidade mesmo em cenários difíceis. Além disso, consegue atingir uma velocidade maior sem que ocorra qualquer tipo de instabilidade na internet.

Fonte: Intnet


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