5 dicas de segurança cibernética


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

5 dicas de segurança cibernética

Os cibercriminosos aproveitam, por exemplo, o aumento na busca por passagens e hotéis para criar portais falsos de reservas ou de check in eletrônico carregados de malware. Além disso, muitos costumam usar mensageiros (como WhatsApp e Telegram), e-mails e redes sociais para espalhar phishing, com “ofertas imperdíveis” ou textos que supostamente teriam sido enviados por pessoas conhecidas.

Para aumentar a proteção contra fraudes e reservas online, a empresa de segurança McAfee listou algumas recomendações simples, mas que podem evitar golpes nesses feriadões:

  • Faça compras em lojas conhecidas, e com boa reputação no comércio eletrônico;
  • Procure o ícone do cadeado em seu navegador ao fazer compras. O cadeado significa que o site é seguro (o “s” ao final do http indica essa segurança);
  • Utilize a autenticação de dois fatores em suas contas, dessa forma fica mais difícil que seus dados sejam roubados por terceiros;
  • Utilize uma VPN (Virtual Private Network -- Rede Virtual Privada) se estiver fazendo compras em Wi-Fi público;
  • Utilize soluções que protejam sua identidade e evitam a exposição de suas informações pessoais na Dark Web, onde dados pessoais são comprados e vendidos.

Segurança cibernética: o que fazer se for vítima de golpes?

Mesmo que você tome as devidas precauções, o inesperado pode acontecer. Seja um golpe, um crime de identidade ou um roubo, existem atitudes básicasque você pode tomar imediatamente para ajudar a minimizar os danos.

Confira abaixo:

1. Notifique as empresas envolvidas;
2. Faça um boletim de ocorrência;
3. Congele ou bloqueie o cartão de crédito;
4. Monitore, sempre, até a situação ser totalmente resolvida.

Fonte: Canaltech


« Voltar