Saiba quais são as 3 principais profissões do futuro


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Definir o que vamos fazer em nossa vida profissional não é uma tarefa das mais simples, principalmente quando somos jovens. Além das indecisões, temos que encarar as mudanças no cenário profissional que a transformação digital nos impõe. Essas mudanças podem reduzir ou até extinguir postos de trabalho e, ao mesmo tempo, estimular a criação de novas funções.

Em um contexto no qual a tecnologia se torna base de empresas de todos os portes e segmentos, é inegável que a área mais promissora para o futuro é o setor de TI. De acordo com uma pesquisa da Brasscom, até 2024, o Brasil pode chegar a um déficit de 290 mil profissionais dessa área. Para evitar esse “apagão”, as instituições de ensino precisariam formar 70 mil alunos por ano.

Nesse cenário, é importante que todos estejamos atentos às novas oportunidades de trabalho e às profissões do futuro. Para ajudar, criamos esta lista com 3 dessas profissões. Confira!

1. ARQUITETO DE DADOS

Embora exista uma série de aplicações que automatizam a coleta de dados, muitas empresas estão buscando profissionais que sejam capazes de traduzir, fazer recomendações, análises e retirar insights com base nessas informações.

À medida que a internet das coisas ganha espaço, com os dispositivos se conectando — sensores, computadores, dispositivos móveis e outros —, o volume de dados tende a ser cada vez maior, o que aumenta a demanda por arquitetos com uma boa qualificação e que possam transformar essas informações em soluções específicas de banco de dados.

Entre os requisitos que esses profissionais devem apresentar, podemos destacar as competências analíticas e criativas, além de um bom conhecimento em sistemas de dados. Eles ainda deverão ter uma boa comunicação, para fazer o planejamento e a coordenação dos sistemas, além da capacidade de converter requisitos de negócios em soluções de banco de dados.

Além disso, é importante ter conhecimentos sobre o Oracle, os servidores Microsoft SQL e outros sistemas — como Linux, Unix, Microsoft Windows e Solaris.

2. UX DESIGNER

O Designer de User Experience, ou designer de experiência do usuário, é o profissional responsável pela aparência e usabilidade de um produto físico ou digital. Esse profissional deve ter a qualificação para identificar as habilidades emocionais e funcionais dos usuários, a fim de criar uma experiência satisfatória.

Para atingir esses objetivos, são necessários testes de usabilidade e pesquisas com os clientes, para entender a maneira como eles se relacionam com esses produtos, além de compreender os seus objetivos e intenções. É uma função que está ganhando cada vez mais espaço com a expansão do desenvolvimento mobile e da web.

3. DESENVOLVEDORES DE SOFTWARES

Com um mundo cada vez mais tecnológico e praticamente tudo necessitando de um sistema para funcionar, a demanda por desenvolvedores de software só tende a crescer. Estamos falando de um profissional que já está se tornando escasso atualmente. Então, imagine em um futuro próximo, com a transformação digital implementada em toda a sociedade.

Os desenvolvedores de software são profissionais que criam os programas que utilizamos em nosso dia a dia, para o entretenimento, o trabalho, o estudo ou as aplicações funcionais de nossos aparelhos eletrônicos.

Esses desenvolvedores são os construtores do mundo digital, ou seja, pessoas que trabalharão com base nas transformações que o nosso planeta está vivendo e no que vier por aí. Existem vários cursos na web para quem quer se tornar um desenvolvedor, dos básicos até os mais avançados. Inclusive, alguns são de graça e estão no YouTube.

Como vimos, a tecnologia está mudando a forma como vivemos e trabalhamos, e as profissões do futuro vão seguir essa tendência. Para acompanhar todas essas transformações, é importante que você esteja bem informado. O primeiro passo para isso é contar com uma boa conexão de internet, que dê a base para que você estude e pratique, utilizando as principais tecnologias.

Fonte: Intnet


« Voltar