O que é um gateway de voz? Saiba como funciona e as vantagens


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O que é um gateway de voz? Saiba como funciona e as vantagens

Você já ouviu falar em gateway de voz? Também conhecidos como GW, esses recursos são uma espécie de roteador. Porém, em vez de transmitir internet, transmitem voz. Esse adaptador tem capacidades e tecnologias diversas, podendo transformar todas as estruturas de telefonia em uma só.

Na prática, o gateway de voz é capaz de receber as tecnologias IP, analógica, etc. e convertê-las em GSM ou outra desejada. Dessa forma, ele faz a conexão entre o sistema VoIP (voz sobre internet) e as linhas analógicas das empresas de telefonia.

O objetivo principal de um gateway de voz é fazer o encaminhamento das chamadas – obedecendo as rotas configuradas – e o equipamento pode estar aliado a uma central telefônica ou um softwitch.

Continue lendo este artigo e entenda mais sobre o gateway de voz.

Gateway de voz: o que é e como funciona?

O gateway de voz é um recurso que conecta sistemas e dispositivos criando uma passagem de um ambiente para o outro. Por isso, a tradução do seu nome significa portão ou portal. Na tecnologia VoIP, os gateways fazem a conversão e a conexão entre sistemas diferentes, permitindo que se comuniquem.

Assim, telefones analógicos e smartphones ou computadores são capazes de se conectar e serem usados na comunicação, realizando e recebendo chamadas. Os principais gateways de voz são FXS e FXO, mecanismos que fazem a conexão entre uma rede de telefonia analógica e um sistema digital.

Evolução da telefonia IP e do gateway de voz

O gateway de voz tem ganhado importância no mercado à medida que a internet vem evoluindo no Brasil. Quando os primeiros produtos VoIP começaram a ser vendidos no país, no início dos anos 2000, a banda larga ainda engatinhava.

A infraestrutura era precária e não estava pronta para receber um tráfego tão grande de dados de forma simultânea. Logo, essa baixa velocidade tinha um impacto negativo na qualidade das chamadas.

Com os avanços da internet, que ganhou mais qualidade e velocidade, as soluções de voz sobre IP começaram a ser vistas como um ótimo investimento, especialmente para empresas. As organizações que já contam com filiais e muitos funcionários, podem reduzir os custos mensais com a conta de telefone: através do roteamento inteligente de chamadas e os ramais IP distribuídos, é possível interligar empresas (matriz e filiais, por exemplo), com uma configuração mais rápida e fácil.

Além disso, com um gateway é possível aproveitar a estrutura de rede também para a telefonia, economizando em novos projetos e instalações. O equipamento ainda permite selecionar a melhor linha (operadora ou plano) para cada tipo de chamada, escolhendo a opção mais em conta para economizar no final do mês. A integração com gateway GSM torna as ligações para celular mais econômicas, por exemplo.

Por que usar um gateway de voz na sua empresa

As empresas que adotam o uso dessa tecnologia em sua rotina conquistam diversos ganhos. Além de tornar a comunicação mais eficiente, é possível economizar e monitorar de forma remota. Entenda melhor sobre cada um dos benefícios:

Redução de custos e maior economia

O gateway de voz ajuda a empresa a eliminar os investimentos em infraestrutura específica para telefonia, já que é possível utilizar o cabeamento de rede, além de reduzir os gastos com a conta telefônica.

Assim, quando o gateway é aplicado à telefonia, todas as interfaces ficam interligadas: ao realizar uma chamada, é possível escolher a melhor (mais econômica) rota. Por exemplo, quando o número chamado for um celular, a ligação irá sair pela interface de telefonia móvel, e ainda escolhendo a operadora com a melhor tarifação. Isso representa uma economia considerável na conta telefônica.

Monitoramento remoto unificado

Quando é feita uma convergência para a tecnologia IP, o monitoramento das chamadas e estruturas é online. Nesse caso, é possível acompanhar cada registro de chamada de forma detalhada, o estado de cada ramal, além do funcionamento de cada equipamento – caso aconteça alguma falha de comunicação, o gateway avisa por meio de um status de performance em um sistema web.

Convergência de tecnologias

Com o gateway de voz, é possível converter uma tecnologia em outra, como do analógico para GSM ou analógico para IP e assim por diante. Ou seja, os gateways são conectados em uma única rede de internet que traz para o usuário a vantagem de centralizar o acompanhamento da qualidade do atendimento e na manutenção da infraestrutura.

Conheça a solução de gateway de voz da Intelbras

A CIP 850 possui oito entradas analógicas que podem ser para oito linhas ou oito ramais analógicos, e mais 50 ramais IP. Essa solução é a melhor escolha para empresas que buscam versatilidade e mobilidade através de ramais IP que também podem ser usados em smartphones, tablets, notebook e PCs. Além disso, também pode ser usado para outras soluções, como:

  • PABX para pequenas empresas – atua como uma central telefônica para fazer a conversão entre a tecnologia analógica e a IP. As principais vantagens são o maior controle sobre as chamadas e a redução de custos;
  • Gateway – amplia a quantidade de ramais disponíveis para a empresa, escolhe a melhor rota de chamada, reduzindo custos; e interliga dois locais distintos de trabalho, como matriz e filial, por exemplo, com chamadas sem custo entre elas.

A CIP 850 também conta com a função Consulta, onde é possível reduzir significativamente o custo das chamadas para celular. Isso porque a central direciona o número a um servidor de consulta, que responde informando qual a operadora. Assim, é possível escolher para qual ligar e economizar na chamada.

Aplicação do gateway de voz: o case de sucesso da Havan

Por muito tempo, o videomonitoramento só era possível por meio da tecnologia analógica, que armazenava as imagens em recursos locais. Além disso, não oferecia recursos inteligentes de identificação de delitos ou necessidade de manutenção.

Com a chegada da tecnologia IP, esse cenário mudou e a Havan viu uma oportunidade de modernizar seu sistema de segurança utilizando a tecnologia IP. O investimento nessa novidade era voltado a melhorar a resolução das câmeras e ter um monitoramento mais inteligente.

Foi então que a Havan migrou o seu sistema de telefonia para tecnologia IP, por meio da customização da central telefônica CIP 850, trazendo economias para a comunicação entre os colaboradores de toda a rede ao migrar o sistema para a nuvem.

Com essa solução, foi possível integrar as tecnologias de videovigilância, alarmes de intrusão e controle de acesso sem complicações, além de ter em uma única plataforma de fácil utilização, as funcionalidades avançadas de todas as tecnologias, que facilitam a operação.

O sistema melhora a performance dos dispositivos, com controle da operação, velocidade nas buscas das imagens e centralização do sistema de todas as lojas em um único ponto, otimizando custos.

Outra vantagem obtida com a migração para a arquitetura IP também foi a redução de custos operacionais e sistematização da área de prevenção de perdas. O processamento e a gravação ainda é feito em servidores locais, mas o acesso às câmeras é feito remotamente, por meio de servidor centralizado.

Todo sistema de monitoramento, com mais de duas mil câmeras, é controlado por três ou quatro operadores por turno. Em caso de falha de comunicação, o sistema ainda continua em operação, com todos os recursos do VMS acessíveis no servidor da loja.

Além disso, o Security Center Intelbras Edition permite que a companhia identifique rapidamente e emita um alarme em caso de falha ou desligamento de um dispositivo, garantindo a identificação e o planejamento eficaz de qualquer manutenção necessária, que é feita pelo time da Intelbras.

Quer saber mais sobre tecnologias como o gateway de voz? Continue acompanhando os conteúdos no blog da Intelbras.

Fonte: Intelbras


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