10 comandos e funções da Alexa para você aproveitar


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

10 comandos e funções da Alexa para você aproveitar

A interação com as máquinas, há poucos anos, era apenas parte dos filmes de ficção. Hoje, porém, são uma realidade cada dia mais presente na rotina das pessoas. As funções da Alexa, assistente virtual da Amazon, são inúmeras e, aos poucos, têm sido descobertas pelos usuários.

De acordo com dados de 2022 do eMarketer da Insider Intelligence, 35% das pessoas norte-americanas com 12 anos ou mais possuem um alto-falante inteligente. No entanto, de forma geral, os consumidores costumam recorrer a esses assistentes virtuais somente para tarefas simples, como tocar música – enquanto as funções da Alexa vão muito além disso.

Você está entre esses usuários da Alexa que não usufruem de muitas das funções que ela oferece? Então, acompanhe este artigo que preparamos para mostrar os comandos que você pode começar a aproveitar na sua casa.

Conheça as 10 principais funções da Alexa

A Alexa é dotada de inteligência artificial, o que quer dizer que ela é capaz de responder a comandos e executar tarefas. Mas você sabe quais comandos a Alexa “entende”? O que você pode pedir que ela faça?

A Alexa vai aprendendo ao longo do tempo. Quando foi lançada no Brasil, eram 300 habilidades. Para você ter uma ideia, hoje são 1,4 mil skills em português.

Além das respostas padronizadas da Alexa, é possível adicionar skills, ou seja, incentivá-la a aprender novas habilidades. A seguir, confira uma lista com as 10 principais funções da Alexa para você usufruir.

1. Controlar a casa inteligente

Uma das principais funções da Alexa é atender a comandos que tornam uma casa inteligente. Por exemplo, é possível integrá-la a sistemas de automação para:

Portas;
Janelas;
Cortinas;
Iluminação;
Piscina;
Sauna;
Eletrônicos.

Isso significa que você pode chegar em casa e, por meio de um comando de voz, pedir que a Alexa feche uma porta ou janela, encoste uma cortina, acenda uma lâmpada, inicie o aquecimento de uma piscina ou sauna, ligue a TV, entre outras funções.

Dessa forma, o controle da casa fica muito mais simples e prático, auxiliando no dia a dia e tornando as atividades cotidianas mais ágeis e sem esforço.

2. Fazer ligações

Você sabia que é possível fazer ligações sem sequer precisar encostar no seu celular? Para fazer uma chamada usando a Alexa, é preciso que a pessoa que você deseja chamar tenha o aplicativo Alexa instalado no celular dela ou possuir qualquer smart speaker que use Alexa.

Também é necessário importar os contatos no aplicativo Alexa. Mesmo que você não vá ligar usando o celular, mas apenas usando o seu alto-falante inteligente, é preciso fazer esse passo para que a Alexa busque os seus contatos e efetue as chamadas de voz.

Depois disso, você vai precisar apenas falar “Alexa, ligue para (nome do contato)”. Então, o seu dispositivo vai iniciar a chamada imediatamente.

3. Rastrear pedidos

A Alexa também pode te ajudar a acompanhar cada uma das etapas da entrega do seu pedido feito pela internet. Para isso, você vai precisar apenas perguntar “Alexa, onde estão minhas encomendas?”.

A partir desse comando, a Alexa vai rastrear os seus pedidos realizados na Amazon e informar em qual etapa eles se encontram. Isso ocorre desde que o login da sua conta na Amazon seja o mesmo feito no seu dispositivo que usa Alexa.

Já para compras realizadas em outros e-commerces, é preciso ativar a skill “Cadê meu pacote”, disponível gratuitamente. Em seguida, acesse a Alexa, procure por “Listas” e, depois, “Tarefas”. Então, você poderá inserir os códigos de rastreamento dos seus pedidos.

Após ativar a skill e inserir o código de rastreamento, basta dar o comando de voz: “Alexa, cadê meu pacote”. Então, ela informará onde o seu pedido está.

4. Fazer lista de compras

Você já se lembrou que precisava comprar algo no mercado no meio de uma outra atividade e deixou para anotar depois, mas se esqueceu? Então, saiba que a Alexa pode te ajudar a organizar a sua lista de compras.

Funciona assim: basta dizer “Alexa, adicionar/colocar/inclua (nome do item) na lista de compras”. Para consultar os itens que já estão na sua lista de compras, basta perguntar “Alexa, o que tem na minha lista de compras?”. Se você quiser remover um item da lista, diga “Alexa, remover/tire/exclua (nome do item) da lista de compras”. Você também pode excluir todos os itens dizendo “Alexa, limpe a minha lista de compras”.

É possível criar várias listas de compra. A maneira mais fácil de fazer isso é dizer “Alexa, crie uma lista de compras”. Ela vai perguntar qual é o nome que você deseja colocar na lista e, depois, se você quer incluir algum item nela.

5. Ouvir livros

Sim! Se você possui um Kindle, a Alexa pode ler os seus e-books para você ouvir. Para fazer isso, é só abrir o aplicativo da Alexa, fazer login com a sua conta da Amazon e procurar por “Reproduzir” e, depois, “Biblioteca Kindle”.

Os seus e-books estarão lá e é só escolher aquele que você quer ouvir e selecionar o dispositivo em que o áudio será reproduzido. Pronto! A Alexa vai começar a ler o e-book para você.

6. Organizar a agenda

Assim como uma lista de compras, a Alexa também permite que você crie listas de tarefas. Para isso, basta pedir para adicionar as tarefas para que a Alexa te ajude a lembrar delas.

Você também pode criar rotinas, agendar eventos, incluir alertas para você ser lembrado de compromissos etc.

Tenha acesso fácil à sua agenda usando o comando “Alexa, meu calendário”. Imediatamente, a assistente virtual vai informar os seus próximos compromissos agendados.

7. Pedir Uber ou iFood

Entre as funções da Alexa também estão pedir Uber ou iFood por comando de voz. Para que ela te ajude nisso, é só você abrir o aplicativo e procurar as skills correspondentes, como “Alexa, abra o Uber” e “Alexa, abra o iFood”. Em seguida, basta dar as permissões necessárias e fazer o login de acesso para começar a usar.

A partir desses passos, você pode dar o comando de voz para que a Alexa faça pedidos no Uber e no iFood. Em seguida, ela vai perguntar, por exemplo, onde você está, o que quer pedir, entre outras informações para fazer a sua solicitação.

8. Atualizar-se sobre notícias, tempo e trânsito

Essas estão entre as funções mais básicas da Alexa para o seu dia a dia. Você pode fazer perguntas como:

“Alexa, qual é a temperatura atual?”
“Alexa, quantos graus faz lá fora?”
“Alexa, qual é a temperatura em (nome da cidade)?”
“Alexa, como está o trânsito agora?”
“Alexa, quanto tempo vou gastar de carro até (nome do destino)?”
“Alexa, quais são as principais manchetes de hoje?”

Todas essas perguntas poderão ser respondidas pela Alexa com base em pesquisas que ela fizer em mecanismos de busca para você, como o Google. Dessa forma, você não precisa digitar essas perguntas. Basta perguntar à Alexa para que ela responda imediatamente em áudio.

9. Escolher uma música ou filme

A Alexa também pode te ajudar a abrir a reproduzir uma música ou um filme. Para isso, é preciso fazer login no streaming que você desejar por meio da Alexa e dar o comando de voz. Por exemplo, “Alexa, abra o Spotify”. A partir disso, se o seu Spotify estiver logado, você pode solicitar que a Alexa dê o play em uma música específica ou ainda que ela abra uma playlist.

Também é possível pedir sugestões da Alexa para músicas e filmes. Por exemplo, fale “Alexa, que filme devo assistir?”. Esta skill oferece dicas com base nas tendências dos usuários de uma das maiores bases de dados de filmes do mundo. Lembrando que, antes, é preciso ativar essas skills no aplicativo da Alexa.

10. Fazer faxina

Se você possui um robô aspirador inteligente, também consegue acioná-lo usando a Alexa. Para solicitar que ela ligue o seu dispositivo de faxina inteligente e comece a limpar a casa, é preciso que, antes, você tenha ativado a skill correspondente no aplicativo.

Cada marca de robô possui uma skill, então você precisa escolher a opção certa para que funcione. A partir desse passo, você pode usar a Alexa para fazer o aspirador iniciar ou para a limpeza, retornar para a base de carregamento e até mesmo para ajudar a encontrá-lo, caso esteja perdido pela casa.

Fonte: Intelbras


« Voltar