Telefonia VOIP e suas vantagens


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Telefonia VOIP e suas vantagens

A Telefonia VOIP é a tecnologia que soluciona vários desafios deste tipo, fazendo parte de recursos que ajudam empresas nas atividades em home office ou no atendimento do Brasil inteiro.

Quer saber mais sobre as vantagens da Telefonia VOIP? Então continue lendo abaixo para ver tudo sobre isso, boa leitura!

O que é Telefonia VOIP?

VOIP é uma tecnologia que faz a conversão da voz em um sinal digital, permitindo a realização de chamadas diretamente pelo computador, Telefone VOIP ou por outros dispositivos controlados por dados.

Explicando de forma resumida, a Telefonia VOIP é um serviço telefônico fornecido através da Internet. Ele também é chamado de Telefonia IP, telefonia de banda larga ou serviço de telefone de banda larga.

As chamadas são gratuitas e mais baratas, tanto local quanto para outros lugares do mundo todo, e existem vários benefícios e melhorias relacionadas à telefonia tradicional.

Como funciona a Telefonia VOIP?

Para conseguir usar a tecnologia VOIP é preciso ter um serviço de VOIP obtido através de uma empresa, essa é chamada de “Provedor de Serviços VOIP” que permite a realização e recebimento de chamadas.

É como um serviço de Internet que a empresa obtém de outra organização de Internet ou serviço de telefonia, contendo uma linha de telecomunicações PSTN.

Sendo assim, é preciso estar registrado em algum provedor de serviços de VOIP e utilizá-lo para fazer as chamadas pela Telefonia.

Por exemplo, é preciso fazer um cadastro no Skype, que é um serviço VOIP popular na Internet, e usar essa conta para fazer as chamadas com as pessoas online em seus telefones.

Vantagens da Telefonia VOIP?

Entre todas as vantagens, podemos citar como principal a facilidade para as comunicações nas empresas. Veja quais são as outras:

? Reduzir os custos em viagens e treinamentos, pois tudo poderá ser feito pela web e videoconferências;
? Aumentar o sistema telefônico das empresas de acordo com o que elas precisam;
? Ter um número de telefone que toca simultaneamente nos dispositivos, ajudando os funcionários a ficarem conectados com os clientes e entre si;
? Diminuir as cobranças com os serviços de telefone;
? Ter uma rede única para dados e voz, facilitando o gerenciamento e reduzindo todos os custos;
? Acessar os recursos de serviço telefônico em casa ou no escritório dos clientes, em aeroportos e hotéis, em qualquer lugar que haja conexão de banda larga disponibilizada.

Tipos de Telefonia VOIP

Variando da forma como a empresa vai se comunicar, é preciso escolher um tipo de serviço de telefonia VOIP que se encaixe na necessidade da empresa. Veja os tipos que existem:

? Serviços residenciais;
? Serviços sem cobrança mensal;
? Serviços baseados em software;
? Serviços VOIP móveis;
? Serviços VOIP para empresas.

Esse serviço é para sua empresa?

Se a sua empresa tem o objetivo de reduzir os custos das contas altas de telefonia e as chamadas a longa distância, feitas para outros países ou regiões nacionais, vale a pena procurar pelo serviço da Telefonia VOIP.

Se a ideia também for fazer chamadas telefônicas gratuitas, vale a pena experimentar este serviço.

As empresas que fazem muitas ligações para os clientes ou possíveis clientes, a telefonia VOIP cresceu com muita popularidade, principalmente para os negócios com foco em vendas.

Em diversos casos, a Telefonia VOIP é integrada principalmente em fins comerciais, em substituição das ligações telefônicas tradicionais e comerciais, para conseguir economizar os custos.

A empresa pode escolher um dos tipos de serviços VOIP e fazer testes em um setor do negócio para testar se realmente funciona, e se é possível migrar toda a área de comunicação para a Telefonia VOIP com segurança.

Fonte: Grupo Redes


« Voltar