Itens para escritório: o que considerar antes de comprá-los


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Itens para escritório: o que considerar antes de comprá-los

Sua empresa precisa de itens para escritório e você não sabe como fazer as melhores escolhas, considerando suas necessidades, qualidade e custos? É importante que essa decisão seja bem planejada para que os equipamentos atendam às demandas do escritório, sejam duráveis e, claro, tenham o melhor custo-benefício.

Pensando em te ajudar nisso, fizemos um checklist com os principais itens para escritório que não podem faltar na sua empresa e o que você deve fazer para escolher as melhores opções.

Para ficar por dentro, é só continuar a leitura!

Itens para escritório: quais são os mais importantes?

Antes de saber o que observar para fazer melhores escolhas em relação aos itens para escritório, confira o checklist que preparamos com 7 itens básicos e indispensáveis para a sua empresa.

1. Mouse e teclado
Entre os itens para escritório básicos para a sua empresa, os primeiros são mouse e teclado de qualidade. Esses são equipamentos que serão usados com muita frequência pelos colaboradores. Para algumas funções, praticamente durante todo o expediente.

Por isso, o ideal é optar por mouse e teclado que ofereçam conforto e eficiência no uso e que sejam de material durável para que tenham vida útil longa.

2. Headset
Os headsets são equipamentos que combinam microfone e fone de ouvido em um mesmo aparelho. Para empresas que possuem call center, eles são fundamentais para serem conectados a telefones e a computadores.

Proporcionam mais conforto e liberdade de movimento para realizar chamadas no dia a dia e, consequentemente, mais produtividade.

É importante que os headsets ofereçam alta qualidade de som e que sejam produzidos com material resistente e realmente feitos para durar.

3. Webcam
As reuniões virtuais são cada dia mais comuns no ambiente de trabalho de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que os colaboradores contem com equipamentos de webcam que permitam alta qualidade audiovisual para vídeos nítidos, com cores intensas, imagem processada e balanceada e som com menos interferência do ambiente.

Além disso, é importante que esses equipamentos possuam tecnologia de fácil instalação, como Plug & Play, para tornar o dia a dia das equipes mais prático.

4. Central telefônica
Com uma central telefônica, é possível integrar as tecnologias analógica, digital e IP, agilizando a comunicação telefônica e reduzindo o custo das ligações.

Modelos de PABX, por exemplo, simplificam as operações ao oferecer teclas com funções dedicadas ou programáveis.

5. Gateway
Os gateways são usados para interligar e converter linhas GSM, analógicas ou digitais e ramais analógicos. Oferecem alta tecnologia e recursos para interagir com várias plataformas de comunicação, garantindo versatilidade e mobilidade.

6. Tecnologia IP
Com esse tipo de tecnologia, a sua empresa faz chamadas telefônicas de alta qualidade e obtém economia nas ligações e facilidade de configuração e uso.

Os telefones VoIP (referente a Voice Over Internet Protocol) estão sendo amplamente adotados pelas pequenas e médias empresas por proporcionarem eficiência e redução de custos.

7. Equipamentos para audioconferência e videoconferência
Os equipamentos de audioconferência são indispensáveis para a realização de reuniões a distância, proporcionando mobilidade na mesa. Opte por modelos que ofereçam praticidade na instalação.

Para fazer reuniões remotas e economizar em despesas com transportes, além de equipamentos de áudio, também é importante ter equipamentos para videoconferência. Eles proporcionam maior qualidade de áudio e imagem e maior profissionalismo para reuniões virtuais.

O que fazer antes de comprar itens de escritório

Para fazer melhores escolhas em relação aos itens de escritório para a sua empresa, antes é importante incorporar algumas práticas, tais como:

Fazer um planejamento financeiro
É preciso fazer uma previsão de qual é o valor que será necessário para investir nos itens para escritório e como a empresa vai arcar, de modo que não comprometa a saúde financeira do negócio.

Uma dica valiosa consiste em delimitar uma quantia máxima e manter-se fiel ao valor. Outra recomendação pode ser prever no planejamento financeiro anual uma verba específica para o investimento ou renovação dos itens de escritório.

Analisar o inventário existente
Antes de fazer qualquer compra de itens para escritório, é fundamental levantar quais são os equipamentos que a empresa já possui para identificar o que precisa ser substituído e o que ainda tem condições de uso.

Fale com os seus funcionários para avaliar o inventário de forma assertiva. Afinal, eles sabem melhor do que ninguém como cada equipamento está performando e, consequentemente, impactando na saúde da empresa.

Realizar uma pesquisa de preço
Faça uma pesquisa de preço com vários fornecedores para se basear antes de realizar uma compra. Também pode ser interessante anotar tudo em uma planilha e avaliá-la antes de decidir.

Fazer benchmarking com outras empresas similares
Procure empresas do mesmo porte ou do mesmo segmento que a sua e faça benchmarking a respeito dos itens para escritório, ouvindo a experiência delas para fazer boas escolhas. A troca pode ser fundamental para adquirir os melhores itens para escritório e, consequentemente, obter bons resultados.

Verificar reviews de produtos
Outra medida importante antes de fazer uma compra de itens para escritório é verificar reviews desses produtos na internet. A proposta é já identificar alguma experiência negativa que possa eliminá-los entre as opções que você tiver selecionado.

Como escolher os melhores itens para escritório?

Depois de todos esses passos, reúna as opções de itens para escritório que melhor atendem às necessidades da sua empresa e entre em contato com os fornecedores para avaliar o atendimento e o suporte.

A Intelbras, por exemplo, oferece equipamentos de comunicação desenvolvidos especificamente para a realidade de pequenas e médias empresas. É possível entrar em contato para montar um projeto exclusivo para o seu negócio, usando os melhores equipamentos do mercado.

Fonte: Intelbras


« Voltar