Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Mito ou verdade: a chuva pode fazer a internet ficar lenta?


Imagine a seguinte situação: você está em sua casa navegando pelo TecMundo e eventualmente jogando algum game online. De repente, o tempo passa a mudar e uma chuva forte começa a cair. Como em um passe de mágica, a navegação fica lenta e o jogo cai, até que finalmente a conexão com a internet desaparece de vista. Esse caso – e outros parecidos – provavelmente já deve ter acontecido com algumas pessoas.

Mas será que tudo isso está relacionado com a chegada da chuva? Será que essa condição climática é realmente capaz de afetar a nossa navegação, downloads e jogos online? Nessa matéria, vamos desmistificar essa questão, explicando quais são os efeitos da chuva sobre a qualidade do sinal emitido pelos provedores de internet.

Como a internet chega até os nossos lares?

Para começar a entender esse assunto, primeiro devemos compreender como a internet faz para chegar até as nossas casas. Dependendo do tipo de conexão, o sinal que dá acesso aos seus sites favoritos pode chegar de diversas formas. O ADSL, cabo, satélite e rádio são as principais delas.

Longe de querer explicar o funcionamento detalhado de cada uma – informação que você pode conferir aqui –, é importante saber que todas trabalham de um modo diferente. Portanto, é natural que as intempéries do tempo tenham reflexos distintos em cada caso.

Os efeitos da chuva

A maior parte da interferência da chuva na conexão com a internet afeta os meios que utilizam o ar para disseminar os pacotes de dados. Nesse caso, aqueles que se apoiam no uso do rádio e satélites para navegar nos sites e jogar games online são os que mais sofrem.

Os pingos de água, a umidade e as descargas elétricas presentes na atmosfera podem prejudicar a propagação das ondas até os provedores ou as casas. Dependendo da intensidade da chuva, esse impacto pode ser bastante acentuado e, por conta disso, os equipamentos receptores de sinal não conseguem manter uma conexão efetiva, minando a qualidade da internet que chega aos equipamentos.

Mas e nos caso dos cabos? A chuva pode prejudicar a internet daqueles que utilizam esse formato de conexão? Do ponto de vista operacional, dificilmente. Afinal, os cabos geralmente estão protegidos e são fortes o suficiente para resistirem a respingos d’água e até mesmo à umidade.

Entretanto, chuvas fortes podem prejudicar o fornecimento de energia, o que também acaba resultando na interrupção dos serviços de internet. Nesse caso, infelizmente, não há muito o que fazer. Cabe aos consumidores avisar as empresas para que o problema possa ser resolvido.

Fonte: Tecmundo


Voltar
WhatsApp: 81991645340