Marketplace e e-commerce: Você sabe quais são as diferenças


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Marketplace e e-commerce: Você sabe quais são as diferenças

Marketplace e e-commerce

É comum ter dúvida na escolha do modelo, que irá se encaixar melhor no seu negócio. Cada um tem características distintas, e fáceis de identificá-las.

O e-commerce, por exemplo, é uma loja virtual própria, que tem marca exclusiva. Quem investe neste modelo, fica responsável por todo o processo, da compra até a entrega. Já o marketplace, funciona de forma diferente, é um shopping virtual. Ele reúnem produtos de diversas lojas, e você ganha em cima do que vende. Você pode atuar como revendedor ou fornecedor.

Principais diferenças entre Marketplace e e-commerce

Tempo e dinheiro

Se você tem dinheiro e quer investir em algo lucrativo, tenha uma loja virtual. Você terá em suas mãos uma máquina de vendas. No entanto, apesar de tantas vantagens, enfrentará vários desafios.

Um site e-commerce exige muito cuidado. Precisa de uma excelente plataforma, com ferramentas de pagamentos, que atenda às suas expectativas dos clientes. Outro ponto importante é a logística. Mesmo que a loja tenha bons produtos e fornecedores, necessita entregá-los em bom estado e em tempo hábil. Nesse modelo de negócio você terá responsabilidade com tudo, inclusive com a infraestrutura. Já no marketplace, a plataforma oferece toda infraestrutura. Você vai assinar um contrato com os valores acordados e passa a vender pelo shopping virtual. Seja como revendedor, que ganhará comissão sobre as vendas, ou fornecedor com porcentagens sobre o lucro.

Visibilidade dos produtos

Para que seu e-commerce tenha visibilidade, você precisa ter estratégias eficientes. Apenas abrir um negócio online, não garante sucesso diante de uma concorrência tão acirrada. O Marketing digital é a melhor forma para alcançar seus objetivos. No e-commerce, o marketing é todo seu. Você investe quanto quer, onde quer, como quer, e ganha visibilidade para sua própria marca. Já nas plataformas de marketplace, você pode pegar “carona” em marcas famosas. Elas investem alto em marketing voltadas para promover sua marca e página. Sites como Americanas.com, Extra e Magazine Luíza, são exemplo disso. Possuem uma audiência elevadíssima e oferecem seus produtos aos shoppings virtuais.

Oferta de benefícios ao cliente

O cliente que busca a compra online quer comodidade, praticidade e benefícios. Conseguir atender suas expectativas, é vital para o sucesso do negócio. Nesse item marketplace e e-commerce são praticamente idênticos.

Um dos benefícios que os clientes mais apreciam é a possibilidade de realizar seus pagamentos de várias maneiras. Ofereça todas as opções possíveis.

Como os marketplaces possuem uma operação maior, eles conseguem oferecer mais vantagens aos seus consumidores, como brindes e acessórios gratuitos. O que não impede do seu e-commerce também oferecer. Lembre-se de colocar no planejamento, para não extrapolar as despesas.

Qual é o melhor modelo para investir?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre marketplace e e-commerce, está na hora de avaliar as vantagens e os riscos de cada modelo. Vale salientar que os dois podem ser usados paralelamente. Mais se for escolher, veja qual é a melhor opção para iniciar suas vendas online.

Tenha sua loja virtual e aproveite os benefícios dos shoppings virtuais para construir uma reputação no mercado e vender mais.

Fonte: ID5


« Voltar