Cinco dicas para criar senhas fortes e seguras


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Cinco dicas para criar senhas fortes e seguras

O Dia Mundial da Senha é celebrado anualmente na primeira quinta-feira do mês de maio e é uma data importante para lembrar as pessoas sobre a importância de ter uma senha segura para todas as suas contas online. De acordo com a NordPass, uma empresa de gerenciamento de senhas, em seu ranking de 2021, as senhas mais usadas pelos brasileiros foram “123456” em primeiro lugar (1.003.925: número de vezes em que a senha foi usada), seguida pela “123456789” (326.815 vezes) e, em terceiro lugar, a “Brasil” (154.075 vezes). Isso mostra que muitas pessoas ainda desconhecem os riscos cada vez maiores quando criam senhas fracas ou óbvias.

Para aumentar a conscientização do público sobre a importância de senhas fortes, a Check Point Software Technologies, fornecedora de soluções de cibersegurança global, destacou práticas sobre como manter os dados pessoais e de credenciais protegidos:

1. Usar uma combinação de caracteres: ter uma senha composta por frases simples ou por datas significativas para a vida pessoal do usuário é uma prática muito comum. No entanto, esse hábito enfraquece seriamente uma senha, pois informações como aniversários podem ser facilmente descobertas por cibercriminosos. Para evitar isso, a orientação é usar sempre uma sequência aleatória composta por uma combinação de diferentes números, letras e símbolos para cada plataforma.

2. Uma senha diferente para tudo: com tantos aplicativos e serviços agora exigindo detalhes de login, é tentador repetir a mesma senha para todos eles, mas isso é uma má ideia. Assim como não temos a mesma chave para abrir nossa casa, escritório ou carro, não devemos usar a mesma senha, pois isso só torna mais fácil para os hackers “abrirem” toda a nossa vida digital. Se o usuário achar que é difícil lembrar de todas elas, é possível contar com a ajuda de um gerenciador de senhas para administrar e gerar diferentes códigos de acesso fortes.

3. Quanto mais longa, mais forte: é verdade que quanto mais longa for uma combinação, mais difícil será lembrar da senha. Mas, essa é uma das melhores maneiras de manter as informações seguras; portanto, a dica é usar pelo menos oito dígitos para aumentar os níveis de segurança.

4. Fazer alterações regulares: alterar a senha regularmente pode parecer um desafio quase impossível. No entanto, isso pode ser facilitado usando o mesmo padrão básico e adicionando diferentes combinações a partir daí. Desta forma, será mais fácil de lembrar e de mudar a senha regularmente.

5. A autenticação de dois fatores é sua melhor amiga: embora todas as medidas acima certamente melhorem a eficácia de uma senha, também é essencial implementar uma autenticação de dois fatores. Isso ocorre porque novas ameaças estão surgindo constantemente, portanto, garantir que o usuário esteja completamente protegido, ser informado sempre que um atacante ou pessoa não autorizada quiser acessar sua conta, só melhorará sua segurança.

Fonte: IP News


« Voltar