13 cargos mais valorizados da área de TI


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

A demanda por profissionais de TI qualificados está crescendo. Mas algumas habilidades e funções são mais valorizadas do que outras. Usando dados do software de compensação em nuvem e dos bancos de dados do provedor de soluções PayScale, a CIO reuniu as principais funções de TI - e mais bem pagas - para cada estágio da carreira. Os dados, de 15.548 entrevistados nos EUA, foram coletados de 1º de novembro de 2017 a 1º de novembro de 2018. Vale ressaltar que as informações correspondem ao mercado norte-americano, mas, com a "globalização" de funções, é possível tomarmos como base para o Brasil.

Confira as posições mais valorizadas da área de TI, de acordo com nível de experiência:

Entre os iniciantes
Profissionais com até cinco anos de experiência.

1 - Engenheiro de Software
Um engenheiro de software trabalha para projetar, desenvolver, implementar e depurar soluções de software - novos e legados. Também pode ser responsável pelo gerenciamento e orientação de desenvolvedores juniores e por ajudá-los a ampliar seu conhecimento e experiência. Devem trabalhar com usuários e líderes de negócios para determinar quais soluções funcionarão melhor, dadas as necessidades de ambos.

Essa função não exige, necessariamente, um diploma de bacharel, mas no mercado de TI atual é recomendável. Alguns engenheiros de software são autodidatas, ou já concluíram bootcamps ou certificação de competência.

2 - Engenheiro de Dados
A principal responsabilidade de um engenheiro de dados é transformar dados brutos em um formato que possa ser analisado. Os Engenheiros de Dados desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas de dados, como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala.

Frequentemente trabalham em estreita colaboração com Cientistas de Dados para arquitetar soluções que permitam a eles desempenhar suas funções com mais eficiência. Como esses papéis são tão variados, os Engenheiros de Dados podem ser encontrados tanto na entrada quanto no nível intermediário.

3 - Gerente técnico
Os responsáveis pela consultoria técnica lidam com todos os aspectos de projetos técnicos para sua organização. São responsáveis ??por iniciar os programas, seguindo seu progresso, e servem como provedores de suporte caso surjam problemas. Eles coordenam esforços entre trabalhadores e fornecedores externos, além de desenvolver cronogramas eficazes e sugerir itens de ação que facilitam a conclusão bem-sucedida do projeto.

Além dessas tarefas, agem como gerentes de projeto, rastreando problemas técnicos e implementam soluções. Eles devem ser capazes de comunicar com eficácia o status do projeto e sugerir maneiras de superar restrições técnicas e garantir eficiência e qualidade.

4 - Gerente de TI
Geralmente combinam conjuntos de habilidades em finanças, tecnologia, análise e organização para maximizar a eficiência e a lucratividade dos programas e projetos de TI nos departamentos. Esses profissionais multifacetados ajudam as empresas a se adaptarem e competirem na economia digital em constante mudança.

Deveres específicos variam dependendo da indústria - dentro de TI, esses profissionais também podem ser conhecidos como gerentes de sistemas de informação. Eles podem estar envolvidos na análise de despesas e lucros de uma empresa, estabelecendo metas e comunicando a estratégia de um programa em toda a empresa. Como esses papéis são tão variados, eles podem ser encontrados tanto na entrada quanto no nível intermediário.

5 - Gerente de Produto/Software
Os gerentes de produto desenvolvem requisitos de produtos de software e roteiros, lideram gerentes de produto e coordenam com equipes de desenvolvimento de software, engenharia, marketing e outras equipes para garantir que os produtos atendam a todos os requisitos, metas e prazos.

Os gerentes de produto também reúnem, analisam e integram feedback e informações de clientes, parceiros e equipes internas e externas sobre estratégia de produtos de software e encontram formas de estender o alcance de mercado de um produto (software).

No nível intermediário
As funções listadas abaixo estão em alta demanda e costumam ser extremamente lucrativas. Aqui, o nível médio é definido como tendo cinco a dez anos de experiência.

6 - Gerente de segurança de Computação/rede/TI
Os gerentes de segurança garantem que os equipamentos, as informações e as pessoas de uma organização estejam protegidas contra fraudes, invasões físicas, espionagem industrial, terrorismo, roubo, entre outras ameaças. Eles planejam, dirigem e monitoram a implementação de sistemas de segurança para proteção de organizações industriais e comerciais. Esses profissionais também são responsáveis ??pela contratação, treinamento e supervisão de novos funcionários.

Os gerentes de segurança também são responsáveis ??por denunciar informações criminais às autoridades, investigar crimes contra a organização e clientes e analisar e aconselhar operações internas por pontos fracos de segurança e potenciais vetores de ameaças.

7 - Engenheiro de Dados Sênior
A principal responsabilidade de um Engenheiro de Dados Sênior é transformar dados brutos em um formato que possa ser analisado. Eles desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas de dados, como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala. Costumam trabalhar em estreita colaboração com os Cientistas de Dados para arquitetar soluções que permitam aos cientistas de dados realizar seu trabalho de maneira mais eficaz.

8 - Engenheiro de Software Sênior
O Engenheiro de Software Sênior é responsável ??pela maioria dos aspectos técnicos dos projetos de software de uma organização. Sua principal função é dimensionar projetos de software de maneira eficiente, maximizando o desempenho e minimizando os custos. Eles também supervisionam as equipes de desenvolvimento e coordenam estratégias para garantir que as tecnologias sejam interconectadas e que as linhas de produtos estejam funcionando sem problemas. Concentram-se nas melhores práticas e padrões de design, requisitos de aplicativos e manutenção adequada. Geralmente gerenciam equipes de desenvolvedores.

Um diploma de bacharel em Ciência da Computação é geralmente o requisito educacional mínimo, embora uma certificação junto com experiência prática em uma posição anterior também seja aceita.

No nível avançado
Papéis seniores e executivos são de grande responsabilidade e são geralmente ocupados por profissionais com mais de dez anos de experiência.

9 - Vice-presidente de TI
O vice-presidente de TI é responsável por criar estratégias e planejar o futuro de TI de uma organização, bem como implementar novas tecnologias e manter os sistemas atuais. O vice-presidente de TI também garante que as equipes estejam efetivamente suportando o máximo de tempo de atividade e estabilidade nos sistemas e redes de computadores da empresa. A essência do papel é a liderança em tecnologia, e o vice-presidente de TI deve usar tanto habilidades técnicas quanto habilidades técnicas - liderança, comunicação, negociação e análise - para liderar com sucesso um negócio focado em TI.

Em muitas organizações menores, a função de vice-presidente de TI existe no conjunto executivo da empresa. Em empresas maiores, é um trampolim para a posição do CIO. A maioria das empresas exige um mestrado em ciência da computação ou TI, enquanto algumas organizações exigem um MBA, uma vez que o amplo conhecimento do negócio é fundamental para a função.

10 - Vice-presidente de desenvolvimento de produtos
O vice-presidente de desenvolvimento de produtos é responsável por liderar a pesquisa de uma organização para novos produtos, aprimoramentos de produtos e redesenho de produtos. Executivos nessas funções devem observar as condições do mercado, a concorrência no setor e solicitar novas ideias inovadoras de suas equipes, e então avaliar o potencial e a praticidade de levar esses produtos ao mercado.

Um VP de desenvolvimento de produto também é responsável por desenvolver planos de produtos, criar agendas de produtos de alto nível, determinar e agendar marcos de entrega de produtos, garantindo que todos os marcos e requisitos de produtos sejam atendidos e delegando trabalho à equipe de desenvolvimento de produtos. Normalmente, os VPs de desenvolvimento de produtos trabalham com indivíduos em níveis variados em uma organização, incluindo a alta gerência, desenvolvedores, engenheiros, arquitetos, pessoal da cadeia de suprimentos, gerentes de produtos e programas e pessoal de contabilidade e finanças.

11 - Vice-presidente de engenharia
Um vice-presidente de engenharia é responsável pelo departamento de engenharia de uma empresa. Essa função exige uma vasta experiência trabalhando com equipes executivas, gerenciando orçamentos, criando e defendendo a estratégia de engenharia da organização, o planejamento de produtos e supervisionando a garantia de qualidade.

Os executivos nesses papéis também devem desenvolver padrões e procedimentos para garantir a qualidade; entender e colaborar em ciclos de vida completos de produtos; recomendar novas tecnologias, processos e políticas para melhorar os sprints e atender aos requisitos de entrega; e liderar os esforços da empresa no recrutamento, contratação e desenvolvimento de talentos de engenharia.

12 - Vice-presidente de Tecnologia
Esse papel é semelhante ao do vice-presidente de TI. O vice-presidente de tecnologia é responsável por criar estratégias e planejar o futuro e a estratégia tecnológica de uma organização, bem como implementar novas tecnologias e manter os sistemas atuais. O VP de tecnologia também garante que as equipes estejam efetivamente suportando o máximo de tempo de atividade e estabilidade nos sistemas e redes de computadores da empresa. A essência do papel é a liderança em tecnologia, e o vice-presidente de TI deve usar tanto habilidades técnicas quanto habilidades técnicas - liderança, comunicação, negociação e análise - para liderar um negócio de tecnologia com sucesso.

13 - Vice-presidente de gerenciamento de produtos
Embora os gerentes de produto em geral cuidem de produtos e linhas de produtos individuais, o VP de gerenciamento de produtos garante que a empresa como um todo esteja criando, enviando e oferecendo suporte aos produtos certos em todas as linhas. Eles funcionam como o gerente de produto de alto nível de toda a organização e devem representar o sucesso do produto e da empresa pensando de forma mais holística do que os líderes em engenharia, marketing, desenvolvimento e suporte.

Os vice-presidentes de gerenciamento de produtos ocupam um papel único e multifuncional que deve levar em conta as necessidades e prioridades de todos os departamentos que trabalham para levar o produto à realidade.

Fonte: CIO from IDG


« Voltar