Cardápio digital: o que é e por que montar um


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Cardápio digital: o que é e por que montar um

É quase impossível pensar na rotina de um negócio sem relacioná-lo a algum recurso tecnológico. Para quem atua na área gastronômica, uma grande vantagem que vem se adaptando aos espaços é o uso do cardápio digital. Diversos restaurantes e bares estão apostando nessa inovação para facilitar e melhorar a experiência do cliente e a gestão.

Isso acontece, pois o cardápio digital permite que o cliente possa visualizar o menu com calma e em alguns casos até mesmo fazer o pedido sem precisar de um atendimento na mesa. As ferramentas mais completas que disponibilizam essa funcionalidade também são conhecidas como garçom digital.

Neste texto você entenderá melhor o que é um cardápio digital, as vantagens de optar por essa tecnologia e como escolher o tipo de cardápio que mais se adequa às suas necessidades. Acompanhe!

O que é um cardápio digital?

O cardápio digital é a possibilidade do cliente acessar os itens oferecidos no bar ou restaurante por meio de um dispositivo móvel. Tendência no Brasil e no mundo, o uso desse formato de cardápio cresceu devido à pandemia de Covid-19.

Por questões sanitárias e necessidade de distanciamento, optar por um cardápio que não precisa ser higienizado foi a solução que muitos estabelecimentos encontraram, permitindo que os clientes tenham mais autonomia para consultar o menu e decidir o pedido. Contudo, a praticidade é apenas uma das vantagens do cardápio digital.

Como fazer um cardápio digital?

Quem deseja implementar um cardápio digital vai se deparar no mercado com uma gama de opções que, apesar de carregarem semelhanças, devem ser avaliadas com cuidado.

Antes de listar os critérios que você deve ter na hora de escolher o melhor cardápio digital para o seu bar ou restaurante, conheça os tipos mais comuns.

Tipos de cardápio digital

Board Menu: um dos mais tradicionais, nada mais é que um painel que apresenta os itens disponíveis para que o cliente possa solicitar junto a um atendente. É bastante comum em algumas franquias de hamburguerias e lanchonetes.

Cardápio virtual simples: similar ao cardápio em papel, é comum para negócios que atuam com pedidos via redes sociais. É um modelo simples, pois trata-se de uma imagem estática em formato PDF, jpg ou png. Geralmente é encaminhado por um atendente, mas em alguns casos pode ser acessado via QR Code.

Integrado à gestão: conectado à tela de pedidos ou à impressora, esse formato é o mais completo, permitindo que o cliente possa fazer o pedido e isso ser comunicado ao sistema de gestão. Pode ser acessado via aplicativo específico ou QR Code.

Antes de escolher o cardápio ideal

Entenda a sua necessidade. Se o intuito é apenas divulgar seu menu nas redes sociais, talvez um cardápio virtual simples seja suficiente. Mas se você quer ajuda no atendimento presencial de clientes, vale a pena investir em formatos mais completos.

Verifique se o serviço de cardápio digital contratado possui autoatendimento. Essa funcionalidade afeta diretamente a gestão. Afinal, com o autoatendimento, as dificuldades de funcionários faltantes ou a alta demanda nos fins de semana pode receber um reforço importante. Se além do autoatendimento, ele também permitir pagamento, melhor ainda.

Se você quer dar um passo além na administração do restaurante, veja se o cardápio digital permite integração com ERP e emite relatórios que instigam insights para aumentar as vendas.
Pesquise a reputação do fabricante. Visite o site, confira os perfis nas redes sociais e observe comentários. Empresas que são reconhecidas no mercado e têm um bom suporte ao cliente, por exemplo, já indicam mais segurança no seu investimento.

Confira se é possível fazer uma avaliação gratuita do cardápio antes de você fechar a compra. É uma ótima maneira de avaliar a adaptação à ferramenta e de ver na prática se ela atende suas expectativas.

Uma pesquisa feita pela Fispal Food Service e a FGV Jr. mostrou que 47% dos entrevistados preferem usar o cardápio digital. Embora 32% tenham dito que são indiferentes ao formato do menu que é oferecido, quase metade deles já estão acostumados com a nova versão. Para não impor uma adaptação a todos os clientes, os estabelecimentos ainda podem contar com algumas versões físicas do cardápio.

Vantagens do cardápio digital

O cardápio digital pode ser aplicado em diversos negócios, como bares, restaurantes, padarias, food parks, entre outros estabelecimentos. Além de se adaptar tanto para quem trabalha com mesa, quanto para quem trabalha com entregas e pedidos no balcão.

Conheça alguns benefícios que explicam por que vale a pena montar o seu.

Flexibilidade para mudanças

O manuseio constante do cardápio impresso torna necessário que seja renovado de tempos em tempos. Além disso, as alterações de preços ou itens disponíveis não é imediata e acaba ficando a cargo do garçom. Com o cardápio digital fica muito mais fácil realizar mudanças no menu, evitando gastos extras com impressão e permitindo maior flexibilidade na cozinha.

Diminuição dos erros de pedidos

Identificar falhas nos pedidos faz parte da rotina de qualquer restaurante. Apesar disso, nenhum estabelecimento quer passar por essas situações que podem prejudicar a experiência do cliente e até gerar prejuízos.

Um cardápio digital que também atue como um garçom digital permite que esses erros sejam minimizados, já que o pedido é feito pelo próprio cliente, que tem autonomia para escolher o que deseja com alguns cliques.

Menos filas, mais vendas

O uso do cardápio digital também pode aumentar o faturamento, visto que há modelos que além de agilizar os pedidos, também permitem pagamentos. Essas funcionalidades tornam o processo de trabalho mais tranquilo, sem a preocupação com o cliente que espera ser atendido.

Feedbacks e relatórios

Ao usar o cardápio digital, o cliente pode avaliar o restaurante e a experiência com o pedido imediatamente. Com isso, é possível gerar relatórios dos feedbacks e usá-los para decisões estratégicas no negócio. Outra vantagem é a possibilidade de descobrir quais os pratos de maior sucesso no restaurante. Quais os pratos mais pedidos do mês? E os menos pedidos?

Como a interface do cardápio digital é editável, é interessante usar a disposição do menu a seu favor. Ao destacar um dos pratos na tela inicial, você chama a atenção do cliente para aquele item e depois pode avaliar se a estratégia deu certo, ou seja, se ele foi mais vendido ou não.

Autonomia

Os aplicativos de delivery cresceram muito nos últimos anos e vários estabelecimentos se viram quase obrigados a entrar nesse serviço. Contudo, esses ambientes concentram diversas opções e, apesar de úteis, dispersam a atenção do consumidor. Também vale a pena investir em um espaço próprio, ou seja, que possa concentrar promoções apenas do seu bar ou restaurante, por exemplo.

Uma opção completa disponível no mercado é o You Do, cardápio digital da Intelbras, que possui configuração fácil do menu, autoatendimento, é integrado à cozinha, permite pagamento pelo sistema, recursos de marketing e divulgação de promoções, o que facilita todo o processo de venda.

O cardápio digital da Intelbras também tem funcionalidades que agrupam métricas e oferecem insights, como o volume de venda diário, quais são os dias com mais picos, quais são os produtos que vendem mais e o ticket médio da operação.

Para quem busca eficiência no negócio, apostar em uma ferramenta como essa é a melhor opção. Nesse sentido, também vale a pena considerar a melhoria na distribuição do sinal de internet com o uso do roteador corporativo Access Ppoint, fundamental para acessar o recurso de maneira completa.

Conheça o garçom digital da Intelbras, faça um teste grátis por 15 dias e veja na prática as vantagens em seu estabelecimento.

Fonte: Intelbras


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