Cidade cria programa de monitoramento para combater os altos índices de violência da região


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Foi lançado oficialmente na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Teixeira de Freitas (BA), o projeto “Câmera Cidadã”. O projeto surgiu a partir de discussões técnicas com os profissionais de Tecnologia da Informática da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA), e, através das experiências vividas, foi necessária uma solução de videomonitoramento urbano daquele órgão público.

Entendiam aqueles profissionais que, frente ao contexto social, no qual várias pessoas físicas e jurídicas instalam câmeras visando monitorar o que lhes convém, poderiam, sim, pensar em um modelo de compartilhamento dessas imagens (resguardando as questões de privacidade e segurança), formando uma nuvem única com acesso controlado, com a qual pessoas de uma mesma rua, bairro ou cidade pudessem ter essas informações 24h. Há câmeras espalhadas por vários pontos da cidade.

O comandante da 87ª CIPM, Major Silvio Nunes, disse que esse modelo de projeto foi assumido pela multinacional brasileira chamada Systrade Digifort, hoje detentora dos direitos do software de gerenciamento de imagens chamado Digifort, um dos mais utilizados no Brasil e América Latina. “Com um adicional muito interessante, as imagens que passarem a fazer parte dessa nuvem Câmera Cidadã, ficam à disposição da Segurança Pública do Estado para uso rotineiro ou sob demanda, bem como dos municípios baianos (que podem acessar as imagens de sua cidade), sem que tenham que dispender qualquer tipo de investimento, exceto seus próprios recursos computacionais e de banda internet para acesso. Uma câmera que tenha foco em via urbana serve para segurança pública, trânsito, limpeza urbana, iluminação pública, acompanhamento de crianças e idosos, dentre inúmeras outras funcionalidades”.

A empresa baiana responsável pela integração desse projeto é a Conecti Soluções Inteligentes, a qual terá que manter essa estrutura em nuvem 100% operacional, durante as 24h do dia. O acesso às imagens poderá ser feito tanto em computadores como em dispositivos móveis, bastando estar conectado à internet. Em Teixeira de Freitas, o provedor de internet que está a cargo da segurança das imagens é a Conexão BA, uma empresa jovem, em larga expansão e que assumiu ter essa responsabilidade social.

O “Câmera Cidadã” já é praticado com sucesso em outras cidades do estado da Bahia, a exemplo de Salvador, Lauro de Freitas, Itaberaba, Alagoinhas, Ruy Barbosa, Euclides da Cunha e Mata de São João.

Para a Polícia Militar, os ganhos são enormes, porque há algum tempo o estado vem sofrendo com altas taxas de violência urbana, tornando-se uma das regiões mais emblemáticas de se viver. Com esse projeto, a PM passa a ter acesso a esse importante acervo de conteúdos digitais em imagens, uma das mais importantes ferramentas tecnológicas do mundo moderno, no que diz respeito ao acompanhamento de rotinas sociais das cidades.

A imagem pode não representar o fato em si, mas pode oferecer elementos que induzam a uma linha de raciocínio mais rápida e precisa, desvendando fatos pretéritos, aumentando o grau de confiabilidade da PM e gerando um clima de segurança urbana entre os cidadãos.

O fato de captar imagens em tempo real dá condições da PM identificar ocorrências que carecem de intervenção imediata, o que representa uma redução no tempo de atendimento e com o consequente aumento de chances de preservação de direitos e bens, sobretudo o mais importante, a vida.

 

Fonte: Guia do CFTV


« Voltar