Por que reiniciar corrige muitos problemas do computador?


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Por que reiniciar corrige muitos problemas do computador?

Desligar e religar um dispositivo (reiniciar) pode parecer uma ação muito simples para corrigir qualquer tipo de problema. Mas adivinha? Quase sempre funciona! Estimamos que mais da metade dos problemas técnicos que ouvimos de nossos leitores podem ser corrigidos com uma simples reinicialização. Ainda assim, muitas pessoas esquecem esta etapa ao solucionar problemas em seus eletrônicos.

Reiniciar qualquer dispositivo geralmente é tão simples quanto desligá-lo e ligá-lo novamente. Se não houver um botão liga / desliga ou recurso de reinicialização, você pode desconectar o dispositivo da fonte de alimentação e conectá-lo novamente.

Reiniciar seu dispositivo é o mesmo que reiniciá-lo ou desligá-lo e ligá-lo manualmente. Reiniciar não é o mesmo que resetar, que é um processo muito maior que envolve apagar tudo e retornar aos padrões de fábrica.

Por que reiniciar o computador funciona tão bem

Quando seu computador está funcionando, você abre e fecha alguns programas, deixa outros em execução e talvez instale ou desinstale software ou aplicativos. Muitos outros processos de bastidores param e iniciam também.

Muitas dessas ações, assim como seu sistema operacional, deixam para trás uma espécie de pegada eletrônica, geralmente na forma de processos em segundo plano que você realmente não precisa mais executar ou programas que não fecham totalmente.

Essas “sobras” consomem os recursos do sistema, geralmente a RAM. Se isso acontecer muito, você terá problemas como um sistema lento, programas que não abrem, mensagens de erro e outros problemas.

Quando você reinicia o computador, todos os programas e processos são encerrados quando a energia sai do computador durante o processo de reinicialização. Depois que o computador for reiniciado, você terá uma lousa limpa e, geralmente, um computador mais rápido e com melhor funcionamento.

Sua TV também é um computador

A mesma lógica se aplica a coisas que você pode não pensar como computadores, mas na verdade são, incluindo smartphones, televisões, DVRs, modems, roteadores, sistemas de segurança doméstica, câmeras digitais, etc.

Todos esses dispositivos têm pequenos sistemas operacionais e softwares que podem estar sujeitos para os mesmos problemas que o seu computador.

Esses problemas acontecem até mesmo com aparelhos eletrônicos mais sofisticados, incluindo o telescópio espacial Hubble.

Reiniciar com frequência é provavelmente um sinal de um problema maior

A necessidade de reiniciar o computador para corrigir um problema ocasional é perfeitamente normal, especialmente se você estiver fazendo um trabalho que exija muita interação com o sistema operacional, como atualizar drivers, instalar atualizações ou reinstalar software.

No entanto, se você precisar reiniciar com mais frequência, poderá ter problemas que uma reinicialização está corrigindo apenas temporariamente para você, mas que pode precisar de uma solução mais robusta. Uma peça de hardware pode estar falhando, arquivos importantes do Windows podem estar corrompidos ou você pode ter uma infecção por malware.

Se você reiniciar regularmente, tente algumas etapas adicionais de solução de problemas. Por exemplo, executar o Verificador de arquivos do sistema com a opção scannow geralmente é uma boa coisa a se tentar. Além disso, uma verificação completa de malware do sistema está quase sempre em ordem.

Se você ainda tiver problemas depois disso, sua melhor aposta é provavelmente consultar um profissional.

Fonte: Top Gadget


« Voltar