O que é TikTok?


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O que é TikTok?

O TikTok se consagrou, em 2019, como a quarta maior rede social do mundo. Ultrapassou o Facebook em número de downloads e atingiu a marca de 1,5 bilhões de usuários mensais, segundo estudo da Infobase Interativa. Embora em ascensão meteórica, muita gente ainda se pergunta: o que é TikTok e porque é tão popular?

O que é TikTok?

O TikTok (iOS/Android) é uma ferramenta para compartilhamento de vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, mas que oferece amplos recursos para editá-los. É possível incluir filtros, legendas, trilha sonora, gifs, fazer cortes e usar a criatividade.

Como no Instagram e no Twitter, você pode seguir o perfil de outras pessoas e interagir, curtindo as publicações, fazendo comentários e até compartilhando pelo WhatsApp.

O TikTok cresceu graças ao seu apelo para a viralização. O usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem.

Um exemplo é o vídeo abaixo, do brasileiro Vincynite, que passou a marca dos 10 milhões de visualizações. A música que ele compôs para a publicação foi reutilizada por mais de 210 mil usuários no TikTok. Reproduzir e adaptar posts é parte do jogo.

Qual é origem do TikTok?

O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly. Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.

Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin. Então, o Musical.ly se tornou TikTok, para ser difundido internacionalmente, enquanto Douyin continuou a circular entre os chineses.

Em 2019, o app do TikTok foi baixado 750 milhões de vezes. Quase um terço da população da Índia — principal mercado do aplicativo — e dos EUA usa o TikTok.

De acordo com a agência de consultoria Sensor Tower, cerca um bilhão de vídeos são vistos a cada 24h. Isso fez a receita anual da empresa crescer incríveis 521%.

TikTok é seguro para crianças?

É sabido que 66% dos usuários gerais do TikTok têm menos de 30 anos. Entre os usuários ativos mensais, 60% têm entre 16 e 24 anos. Logo, são crianças e jovens produzindo e consumindo a maior parte do conteúdo publicado na plataforma.

A preocupação com os pequenos fez com que o TikTok nos EUA lançasse uma versão voltada para o público menor de 12 anos. Lá as crianças podem produzir vídeos, mas não podem publicá-los em um perfil público na internet — uma das preocupações dos pais é justamente deixar os filhos expostos a usuários mal intencionados.

Além disso, há uma curadoria que seleciona conteúdo apropriado para os menores.

Como ganhar dinheiro com TikTok?

Os usuários populares, com mais de 1000 seguidores, podem fazer transmissões ao vivo no TikTok. E os seus seguidores podem presenteá-los com as moedas virtuais chamadas “Rubies”, que são compradas no próprio aplicativo.

Quando a live é encerrada, o usuário fica com 50% das moedas recebidas e deve trocá-las por diamantes, e então trocá-los (de novo) por dinheiro real. O restante das moedas é revertido em dinheiro para o TikTok, e para as lojas App Store e Google Play.

Para impulsionar a popularidade do app no Brasil, a empresa decidiu dar prêmios em dinheiro para os usuários que recomendarem o TikTok para outras pessoas.

Para participar, você recebe um código que deve ser compartilhado com seus amigos e seguidores — quantos você quiser. Quando eles baixarem o aplicativo, devem abrir a página da campanha e inserir o seu código. E então devem usar o aplicativo por ao menos 10 dias para receber o prêmio. O valor que você recebe pode chegar a R$ 500.

Há, ainda, outras formas de ganhar dinheiro no TikTok, como compartilhar conteúdo, publicar vídeos ou simplesmente assisti-los. Em parte, responsável pela popularidade.

Quais são os concorrentes do TikTok?

O YouTube já planeja enfrentar a concorrência com o TikTok, criando um espaço para a produção e a publicação de vídeos curtos, intitulado YouTube Shorts. O Instagram incluiu o recurso Cenas no seus Stories para oferecer novas opções de edição de vídeos curtos na plataforma.

O Google, por sua vez, anunciou o lançamento do Tangi, para que as pessoas criem e compartilhem tutoriais em vídeos de até 60 segundos. Já o Facebook lançou o Lasso, também para vídeos de dublagens e virais. A receita é sempre vídeos curtos e música.

A chinesa Kuaishou Tehcnolody lançou o Kwai, app de vídeos curtos, contando com apoio de Winderson Nunes e outros influenciadores para alavancar o púbico brasileiro.

Ninguém quer ser deixado para trás pelo Tik Tok.

Fonte: Tecnoblog


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