Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Entenda como se deu a evolução da internet e seu poder transformador


Entenda como se deu a evolução da internet e seu poder transformador

A Internet nos conecta ao mundo. Graças a ela, podemos interagir com pessoas de todas as partes do globo, além de acessar incontáveis informações diariamente sem sairmos de casa. Hoje em dia, você consegue se imaginar sem ela? De desktops a celulares e tablets, a Internet tornou nossa vida mais prática.

O texto a seguir vai proporcionar a você, leitor, uma melhor compreensão de como foi a evolução da Internet até o momento, bem como sua origem ao redor do mundo. Além disso, falaremos sobre os benefícios que essa tecnologia trouxe para nosso dia a dia. Confira!

A ORIGEM DA INTERNET

No início dos primeiros contatos com a Internet, as pessoas sequer pensavam na importância que a World Wide Web traria para o mundo. O início dos anos 60 seria marcado como o começo de uma nova era. Quando não se pensava em meios de comunicação melhores do que o telefone e o telégrafo, surgiram os primeiros indícios da Era da Informação.

Os computadores eram máquinas que ocupavam uma sala inteira, sendo necessário ter muitas pessoas envolvidas para contactar outros lugares. Vale ressaltar que, nessa época, seu uso era exclusivamente científico e governamental. Mas foi graças a um embate entre EUA e União Soviética, na Guerra Fria, que a Internet começou a ser popularizada.

SURGIMENTO DA DARPA

No ano de 1958, os Estados Unidos criaram a DARPA, uma agência especial para projetos de pesquisa avançada. Sendo fundamental dentro da história da network, a DARPA introduziu a rede de computadores ao mundo, além de contribuir para fins militares na guerra.

Em 1976, foram feitas pesquisas de blindagem e antiblindagem de armamentos, lasers para evitar mísseis, aeronaves avançadas, computação avançada, próteses controladas, entre outros experimentos tecnológicos. Já em 2014, a agência, em parceria com os EUA, começou a realizar testes com raios laser diretamente no arsenal de veículos da Marinha e Forças Armadas americanas.

A REDE DE LONGA DISTÂNCIA WAN

A conexão de um computador e uma linha telefônica, feita por Lawrence Roberts e Thomas Merrill em 1965, revolucionou o uso da Internet. Assim surgiu a WAN, uma rede que possibilitaria uma conexão a longa distância e que fez com que pudéssemos nos conectar com pessoas de todo o mundo.

A REDE DE COMUTAÇÃO DE PACOTES ARPANET

Em meados de 1966, Roberts começou a trabalhar na DARPA. Tendo o apoio de Robert Kahn e Howard Frank, eles criaram uma rede de pacotes chamada ARPANET. Essa rede já tinha seu primeiro protótipo feito em 1968, apesar de que, somente em 1969, o projeto ganharia visibilidade, em uma tentativa acertada em um computador da Universidade da Califórnia, conectando-se com outro da Stanford Research Institute.

O NASCIMENTO DO PROTOCOLO TCP/IP

Em 1974, Kahn e Vinton Cerf tiveram a ideia de desenvolver um protocolo que responderia aos ambientes de rede e arquitetura dos computadores. Esse protocolo visava à comunicação entre as redes sem haver alterações na interface.

Além disso, os dados eram verificados para que nenhuma informação fosse perdida durante uma transição de um pacote de dados para outro. Por fim, nos anos 80, o protocolo IP já se tornava um serviço portador da Infraestrutura de Informação Global.

SURGE A WORLD WIDE WEB

No final da década de 80, Tim Berners-Lee estava desenvolvendo a World Wide Web, mais conhecida como www. Funcionando como um sistema que distribui documentos HTTP, ela interconecta e é acessada por um navegador web, conectando-se, assim, com a Internet.

Com a popularidade do sistema www no centro de pesquisas CERN, em 1991, o público externo pôde ter o primeiro vislumbre da World Wide Web. A criação do navegador Mosaic, em 1993, contribuiu para que isso ocorresse. No ano de 1997, já existiam mais de 200 mil sites.

A INTERNET CHEGA AO BRASIL

Em 1988 chegava no Brasil a Internet. No ano seguinte, o Ministério da Ciência e Tecnologia criou a RNP, uma Rede Nacional de Pesquisas com o intuito de controlar a disponibilidade do acesso à Internet no nosso país.

Já no final de 1994, o comércio da Internet ficou ainda melhor graças a um projeto da empresa telefônica Embratel. A empresa proporcionava ao cliente linhas discadas na rede.

A EVOLUÇÃO DA INTERNET

Com o passar do tempo, aliado aos avanços tecnológicos, foi necessária uma evolução na rede de Internet. De uma Internet discada, fomos para a Internet banda larga, que possibilita uma vasta escolha de velocidade e pacote de dados a depender da operadora escolhida. Desde o ano 2000, temos múltiplas escolhas de serviços, entre eles:

  • DSL;
  • via rádio;
  • via cabo;
  • via satélite.

FIBRA ÓPTICA

Sendo uma das opções mais procuradas, a fibra óptica é conectada por um cabo de fibra até um poste telefônico, proporcionando uma velocidade maior do que qualquer outra de banda larga. O único porém é seu alcance limitado, ocorrendo muitas vezes quedas na rede da sua casa, trabalho ou qualquer outro local que tenha Wi-Fi.

INTERNET MÓVEL

A mais prática de todas não poderia deixar de estar nesta lista. A Internet móvel, com planos relativamente acessíveis, já trouxe em sua bagagem a tecnologia 3G, 4G e, hoje em dia, a velocidade 5G. Tal como a conexão via rádio, esse tipo de rede funciona totalmente wireless.

Apesar disso, é preciso escolher um lugar que tenha bom sinal se você quiser uma navegação de qualidade. Um dos problemas é sua conexão limitada, pois conforme o usuário for utilizando os dados do celular, o pacote de dados automaticamente fica mais baixo. Assim, é preciso esperar até o outro mês para poder acessar a Internet ao máximo.

OS BENEFÍCIOS QUE A INTERNET TROUXE PARA AS PESSOAS

Desde sua criação, a Internet beneficiou, e muito, o mundo. Ao longo dos anos, pessoas que não tinham condições de aprender a navegar pelos sites, seja por questões financeiras ou por falta de tempo e interesse, hoje podem acessar facilmente a Internet.

Para que você tenha uma ideia, mais de 40% das pessoas utilizam as redes sociais, seja Facebook, Instagram ou Twitter. Esse tipo de contato social facilitou o ato de as pessoas se comunicarem entre si em diferentes cidades, estados e países. Com o uso da webcam, por exemplo, amigos e familiares podem matar a saudade de alguém que está muito longe, sem sair de casa.

Você pode ver que a evolução da Internet trouxe muitas vantagens para a população mundial. Desde contatos mais práticos a pesquisas de qualquer natureza, a Internet está presente nas nossas vidas e tornou-se uma ferramenta indispensável!

Então, gostou deste texto sobre a evolução da Internet? Deixe um comentário com sua opinião!

Fonte: Intnet


Voltar
WhatsApp: 81991645340