Análise de vulnerabilidade: saiba se a sua empresa está exposta a ataques virtuais


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Análise de vulnerabilidade: saiba se a sua empresa está exposta a ataques virtuais

Com o passar dos anos, diversos modelos de trabalho tiveram que se adaptar a uma nova realidade que nasceu com o avanço das inovações tecnológicas. Grande parte das profissões atuais já é desempenhada com um computador conectado à internet.

Apesar de todos os benefícios que a digitalização nos trouxe, como a maior produtividade, automatização de processos e a possibilidade de armazenar arquivos em nuvem ou caixas de e-mail, as empresas acabam ficando expostas aos ataques virtuais, prática mal-intencionada e deliberada que busca algum tipo de benefício para prejudicar a rede da vítima.

Seja por meio de malwares, softwares maliciosos que funcionam como uma porta aberta para vazamentos de dados e outros prejuízos, ou então de ataques de ransomwares, que infectam o computador e exibem mensagens exigindo o pagamento de uma taxa para fazer o sistema voltar a funcionar, os riscos são inúmeros e só uma rotina detalhada de segurança é capaz de proteger todas as suas informações.

Toda organização precisa fazer análises periódicas de vulnerabilidade de todo o seu sistema e manter constantes rotinas de segurança em pleno funcionamento. Esta prática é utilizada para encontrar e eliminar falhas que possam ser utilizadas por hackers.

Quais são os principais pontos de atenção?

Grande parte das brechas de segurança pode ser evitada por meio de um sistema de identificação e medidas que fortaleçam a proteção de suas informações. Entre as principais ações estão:

Falha humana

Quando os colaboradores acabam acessando sites suspeitos ou então baixando documentos indevidos, que contenham as ameaças virtuais armazenadas.

Erros de programação

As falhas podem acontecer durante o desenvolvimento dos sistemas utilizados pela empresa, deixando a empresa exposta a invasões.

Má configuração do sistema de segurança

Às vezes, ferramentas de segurança são aplicadas, mas não contam com a configuração correta e necessária para garantir a proteção adequada de todos os seus dados.

É importante dizer que qualquer sistema utilizado por uma companhia pode estar exposto a possíveis falhas. A conexão com a internet acaba se tornando um dos principais pontos a serem explorados pelos criminosos virtuais em suas ações de invasão e roubo.

Quais as vantagens de uma análise de vulnerabilidade?

Entre os principais objetivos da implantação de uma rotina de análise de vulnerabilidades está em conseguir identificar e corrigir possíveis falhas em sistemas que possam comprometer sua funcionalidade, desempenho e segurança; a possibilidade de melhorar as suas configurações visando torná-las mais seguras e eficientes; e implantar novas soluções de acordo com as exigências necessárias.

Os responsáveis por este trabalho também serão capazes de usar diferentes formas de contenção de ataques automatizados, garantir a melhoria contínua de toda a infraestrutura, além de documentar os níveis e as rotinas de segurança utilizados na empresa para combater possíveis ameaças.

A partir de uma análise mais profunda, será possível identificar os problemas de acordo com o seu grau de importância. Desta forma, você terá a chance de priorizar os principais pontos, realizar as correções e melhorar de maneira gradual a segurança dos dados e arquivos de sua empresa.

Fonte: Vogel


« Voltar