Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Teste de Velocidade da Internet – Entenda os possíveis problemas

Não são raros os momentos em estamos no ambiente de trabalho ou em nossa casa e percebemos a velocidade da internet lenta. Esse problema pode ser corriqueiro para acessar simples páginas web ou programas online. Se formos pensar em assistir aquela série favorita nas plataformas de streaming ou jogar uma partida online, essa missão se torna praticamente impossível.

Se isso está acontecendo frequentemente com a sua internet, está na hora de tentar descobrir o porquê deste problema e as suas possíveis soluções.

Por Que Minha Internet Está Lenta?

Os motivos da velocidade da internet lenta podem ser inúmeros, como a forma com que você utiliza a internet, detalhes técnicos do seu próprio provedor, instabilidades presentes na rede local, aparelhos que estejam apresentando mal funcionamento ou até o plano que foi contratado pode não estar mais atendendo o volume da sua demanda.

Para começar, é importante entendermos que há diferença de velocidade se compararmos o sinal via roteador Wi-Fi com um modem por fio, que é capaz de aproveitar melhor a capacidade de transmissão da rede. Essa distinção acontece devido à forma como é realizada a conexão.

Enquanto a banda larga com fio utiliza cabos de cobre ou fibra óptica para transferir os dados, a sem fio é realizada pelo ar, o que reduz a sua qualidade e aumenta a possibilidade de interferência.

Velocidade da Internet e o Limite de Dados

Outro principal culpado em deixar a velocidade da internet mais devagar é o seu limite de dados. Os ISPs não costumam divulgar essa medida, mas todo usuário já tem em mente que deve usar somente uma certa quantidade de dados todos os meses.

Se você exceder esse limite, o seu fornecedor de acesso à internet restringe a quantidade para utilização. O ideal é fazer uma análise do consumo mensal e, se for realmente o caso, negociar um plano maior com o seu provedor.

Também é preciso se certificar se todos os equipamentos estão funcionando corretamente. Verifique se os cabos estão bem conectados e se todas as luzes estão acesas. Aquela velha, mas eficaz, dica de desligar o equipamento e ligá-lo novamente depois de alguns minutos, pode parecer simples, mas é uma prática bastante funcional para atualizar o cache do DNS e restabelecer o sinal da internet.

Teste de Velocidade de Internet

Está curioso para descobrir se a velocidade de conexão condiz com o plano contratado? Saiba que existem várias ferramentas gratuitas e de fácil acesso que permitem fazer esse teste de velocidade de internet.

Uma das opções é o Speedtest. A solução consegue reconhecer o seu IP, localização e identificar o servidor mais próximo de você para realizar os testes com mais precisão, medindo o tempo de resposta do ping, velocidade de download e de upload. Ao final, será possível entender a variação da velocidade e ter um direcionamento sobre o motivo da lentidão da conexão.

Já a própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Entidade Aferidora da Qualidade da Banda Larga (EAQ), também possui um serviço próprio capaz de medir a velocidade da sua conexão. O site ‘Brasil Banda Larga’ consegue revelar diferentes informações técnicas, como, por exemplo, velocidade de download e upload.

Entenda o seu Teste de Velocidade de Internet

Para ter um melhor entendimento destas análises, é necessário conhecer algumas métricas que serão exibidas. Descobrir a verdadeira medida de um serviço contratado não é das tarefas mais fáceis. Para se ter o valor correto, é necessário converter os “megabytes” para “megabits” para se ter a velocidade real da conexão. Os bits correspondem a 1/8 do valor de Mbs. Por exemplo, se você contratar uma internet de 100Mb, quer dizer que ela é, na verdade, de 12,5 MB.

Fonte: Vogel


« Voltar