Benefícios do Sistema de Monitoramento de Câmeras (CFTV)


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin

Benefícios do Sistema de Monitoramento de Câmeras (CFTV)

O sistema de monitoramento de câmeras eletrônico é um serviço cada vez mais procurado entre as empresas especializadas em segurança.

Apesar de um projeto mais especializado ter um valor mais elevado, seu custo-benefício é bom, pois ajuda a prevenir assaltos e invasões, além de ter uma resposta rápida em comparação a outros métodos de segurança.

Portanto, se você está pesquisando sistemas de segurança, pense no sistema de monitoramento de câmeras como um sistema que vai proteger seu patrimônio no presente e também a longo prazo.

Lembre-se: economizar em segurança pode trazer danos irreversíveis ao seu patrimônio.

Para um projeto profissional de sistema de monitoramento de câmeras, os equipamentos devem ser escolhidos conforme a estrutura e estudo do local onde você quer proteger.

Para isso, a empresa que está contratando deve fazer uma visita técnica ao lugar, verificar quais são as vulnerabilidades e só depois optar pela tecnologia mais adequada. Esta fase do projeto é conhecida como assessment ou site survey.

Desconfie de empresas que não oferecem este levantamento antes de precificar o projeto.

Quando falamos em sistemas de monitoramento de câmeras, o CFTV é um dos mais comuns e que traz mais resultados no quesito segurança para a maioria dos casos.
sistema de monitoramento de câmeras

O que é Sistema de Monitoramento de Câmeras/CFTV?

Na área de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV, que teve origem na sigla em inglês para o mesmo serviço, o CCTV (Closed Circuit Television).

Mas na prática o que é CFTV? O Circuito Fechado de TV nada mais é do que um sistema de monitoramento interno, realizado através de câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central, que disponibiliza as imagens de diversas maneiras, assim como realiza a gravação desses registros.

O CFTV é utilizado principalmente para monitoramento e vigilância, visando registrar incidentes de segurança, vandalismo, comportamento indevido e diversas outras ocorrências.

No entanto vem sendo muito utilizado também para outros fins, como monitoramento viário, para fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.

Quais equipamentos são usados?

Dentre os diversos equipamentos, os mais usados são as câmeras de segurança, portarias eletrônicas, biometrias e controles de acesso. Entenda sobre as câmeras:

Câmeras

Responsáveis por captar imagens com suas lentes, alguns de seus modelos mais comuns são

Bullet: Também conhecida como canhão, é indicada para instalação em postes e parede, onde não há acesso constante.
sistema de monitoramento de câmeras

Speed Dome: Possui movimentação para esquerda, direita, cima e baixo. Podem mudar a direção e o zoom automaticamente e por isso, possuem um valor um pouco mais acima das tradicionais.

Dome: É mais indicada para instalação em teto ou parede, posicionada numa altura que seja fácil mudar a direção da lente. Alguns modelos possuem uma cápsula interna que impede que saibam onde ela está direcionada.

Mini-câmera: São discretas, por isso recomenda-se o uso seja em lugares mais compactos. Por ser muito pequena, não há muita liberdade para deslocação de lente, pois possuem foco fixo.

Lentes

É aqui onde a ‘mágica’ acontece. A lente é a responsável por captar a luz e convergir ao CCD.

O CCD(Charge Coupled Device) são os sensores que fazem o recebimento de luz, assemelha-se muito ao filme de uma máquina fotográfica, não pelo fato de poder ser visto, revisto e apagado, mas sim pelo ciclo de leituras rápidas atuar como o de uma filmadora. O ciclo repete cerca de 60 vezes por segundo.
Além disso, as lentes proporcionam um campo de visão adequado, controlam a quantidade de luz no CCD e focalizam a luz retida no CCD.

Obturador Eletrônico

É muito importante para a qualidade geral da imagem, principalmente em ambientes claros.
Além de o obturador eletrônico ajudar na redução de luz, também ajuda a melhorar a qualidade de imagens em movimento, proporcionando imagens mais nítidas e detalhadas e diminuindo o tempo do CCD de aquisição de imagens.
sistema de monitoramento de câmeras

Como funciona um sistema de monitoramento de câmeras?

Para um sistema de monitoramento de câmeras funcionar, é necessário de um software de CFTV e monitoramento, analógico ou digital. É necessário para que se calcule a lente, largura de banda, armazenamento, controle de speed dome, configuração de gravação, configuração encode, configuração das câmeras, etc.

O CFTV Digital possui uma qualidade superior ao Analógico. Por esse motivo, ainda não foi barateado e não é muito usado por PMEs. Sua qualidade de imagem é muito superior e atinge uma resolução de 2592 x 1944 através das câmeras IP, proporcionando reconhecimento facial, tratamento e edição de imagens, entre outros.
Já o CFTV Analógico, como o nome sugere, utiliza câmeras analógicas, é precedente ao Digital. Ainda assim continua com grande espaço no mercado, pois além do preço mais acessível, também possui qualidade.

Benefícios

Listamos 3 benefícios GARANTIDOS que você vai ter com um sistema de monitoramento de câmeras.

Acesso fácil e rápido

Você pode visualizar os vídeos de todas as câmeras ao vivo em qualquer dispositivo, tanto notebook, pc, como celulares e tablets, onde quer que você esteja, contanto que tenha internet.

Por exemplo, você está numa reunião importante, numa viagem e quer acompanhar na palma da sua mão tudo que está acontecendo? Sim, isso é possível!

Como? Para realizar a visualização remota, basta digitar o endereço IP de sua câmera de segurança em seu navegador de internet, como se fosse um website, ou utilizar aplicativos e Apps específicos de cada fabricante.

Para facilitar, o acesso pode ser feito através de DDNS (Sistema de Nomes de Domínios Dinâmicos) e encaminhamento de porta.

Depois de configurar o DDNS e o encaminhamento de porta, e obter um endereço para assistir on-line, você poderá então começar a experiência de assistir o seu sistema de monitoramento de câmeras de um local remoto.

Estas câmeras são tipicamente compatíveis com uma ampla gama de navegadores web, mas vale a pena notar o ideal é usar os navegadores indicados pelo fabricante.

Melhoria na administração

O acesso através de diversos dispositivos e em qualquer lugar do mundo facilitam a administração dos ambientes mesmo que remotamente.

No ambiente empresarial, ajuda os gestores a terem maior controle mesmo em Home Office ou viagens.
Para isso, ter um parceiro que instale todos os recursos, como DDNS, NAT(Port Forward) e mantenha as configurações e updates (firmware) corretos e atualizados são de extrema importância.

Proteção e segurança

Só de notar que um ambiente está sendo monitorado, um criminoso pensaria duas vezes antes de tentar algo, pois significa que o risco de ele ser pego é muito maior.

Além de as imagens poderem ser consultadas a qualquer momento para análise de ocorrência, você poderá reunir provas para as autoridades caso seja necessário.
sistema de monitoramento de câmeras

Esses são apenas alguns dos benefícios mais comuns em se instalar um sistema de CFTV.

Vale lembrar que é importante, principalmente no ambiente corporativo, que se avise que o ambiente é monitorado, seguindo as indicações da legislação em que sua empresa se enquadre.

Fonte: Bugbuster


« Voltar