Instagram para empresas: como usar uma conta de negócios para impulsionar suas vendas.


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Instagram para empresas: como usar uma conta de negócios para impulsionar suas vendas.

Os números do Instagram crescem diariamente, mostrando o potencial que essa rede social tem de alcançar usuários e influenciar pessoas. Além da diversão que a rede possibilita para os usuários comuns, o uso do Instagram para empresas pode ser uma estratégia bastante interessante para as organizações.

Há diversas ferramentas e funcionalidades que as empresas podem utilizar dentro do Instagram para estar mais próximo de seu público, vender mais, se fazer mais conhecida no mercado, ou para atingir qualquer objetivo que deseje.

Dos stories, posts no feed, até propagandas direcionadas, várias são as possibilidades, mas muitas empresas ainda não sabem como aproveitar de todas essas vantagens.

É sua vez de sair na frente e utilizar o Instagram para empresas como uma poderosa ferramenta dentro de toda a sua estratégia de marketing digital. Não sabe como usar o Instagram para alcançar os seus objetivos? Sem problemas! Neste post te explicaremos como tirar o máximo de vantagens dessa rede social.

Como criar um Instagram para empresas?

O primeiro passo é o mais simples de todos: você precisará de um smartphone e terá de baixar o aplicativo do Instagram na store do seu aparelho, seja a Google Play, para celulares com Android, ou Apple Store, para os aparelhos iOS.

Depois de baixar o app, crie uma conta com e-mail e senha. Conta criada, será necessário personalizá-la. Essa é uma parte de extrema importância, pois toda personalização que você fizer em sua conta, pode impactar nos resultados a serem alcançados.

Nesta etapa, é necessário se atentar para algumas dicas que irão otimizar o seu perfil. Separamos abaixo as principais:

1. Nome de usuário:
Tente utilizar o mesmo nome de outras redes sociais da sua empresa, assim será mais fácil que o seu público te encontre também no Instagram e que sua empresa mantenha uma unicidade digital. Lembre-se que o nome deve ser fácil de digitar, para evitar erros e usuários frustrados por não conseguirem localizar a conta.

2. Foto de perfil:
Quando o assunto é Instagram para empresas, o ideal seria utilizar a logo da sua marca, assim fica mais fácil gerar identificação do público. Porém, novas estratégias digitais têm apostado em figuras, sejam pessoas ou mascotes, para representarem suas marcas. Um bom exemplo é a personagem digital Magalu, do Magazine Luiza. Se sua empresa possuir um mascote já conhecido pelo público, uma boa ideia é utilizá-lo na foto de perfil.

3. Descrição:
A descrição é o pequeno texto que aparecerá abaixo de seu nome, dentro de seu perfil. Nesta etapa, crie uma descrição curta, que vá direto ao ponto, mas que seja facilmente entendível. A dica principal é escrever de forma breve sobre o que é o seu negócio e incluir hashtags que você queira associar a sua empresa.

4. Seguir perfis:
O Instagram funciona de forma simples: os conteúdos que aparecem no feed das pessoas são conteúdos gerados por perfis que elas seguem, além dos conteúdos patrocinados por marcas. Desta forma, participe da dinâmica do Instagram seguindo perfis de influência no seu segmento, clientes consolidados, parceiros de longa data e até outras organizações que possuem relevância.

O ato de seguir outros perfis ajuda a dar visibilidade para o seu próprio perfil, mostrando que a sua marca tem presença digital dentro da rede. Além disso, aproveite para curtir e comentar publicações que sejam interessantes, assim a sua visibilidade também aumenta.

5. Mostre que sua marca está no Instagram:
Conta criada, descrição completa e perfil pronto, é mais do que hora de anunciar que a sua marca está no Instagram. Busque pelos meios de comunicação que a sua empresa já utiliza para divulgar para os seus clientes e potenciais clientes o seu perfil na rede social.

Publique em outras redes sociais da sua empresa, como Facebook e LinkedIn, a novidade e inclua a logo do Instagram, com o link para o seu perfil, dentro dos e-mails que a empresa envia para os contatos, seja newsletter, e-mais transacionais, etc.

Como criar conteúdos em um Instagram para empresas?

Se a sua marca deseja ter um perfil forte no Instagram, é necessário ter planejamento. Uma conta de pessoa física no Instagram não segue planos e posta conteúdos aleatórios, mas um perfil de Instagram para negócios deve ter um calendário bem definido e estratégias bem traçadas.

O Instagram possui algoritmos que analisam o tempo todo os perfis presentes na plataforma. Esse algoritmo faz análises rápidas para verificar o que os perfis estão fazendo e decidir se os conteúdos gerados por eles serão mostrados para quais seguidores.

É possível pensar em estratégias que serão bem vistas pelo algoritmo do Instagram e assim a sua marca terá resultados positivos, alcançando mais pessoas. Veja algumas dicas:

1. Fique de olho na frequência e nos horários de postagem:
No início de uma conta de Instagram para empresas, será preciso fazer alguns testes. Publique conteúdos em diferentes dias e horários e faça uma análise de quais conteúdos performaram melhor.

Essa análise é necessária pois o público de cada perfil é diferente, uns acessam o Instagram mais durante os finais de semana, outros durante os dias úteis, por exemplo.

Descubra o comportamento do seu público e se baseie nele para programar as novas publicações. Lembre-se de fazer essas análises constantemente, pois com novos seguidores chegando, a realidade pode mudar e a estratégia precisará ser alterada.

2. Escolha temas que gerem engajamento:
As publicações do seu perfil deve ser conteúdos que realmente sejam relevantes para o público. Publicações sem relevância não geral engajamento, ou seja, serão poucas as curtidas, comentários e salvamentos, com isso o algoritmo do Instagram pode entender que o seu perfil não é relevante e parar de mostrá-lo para os seguidores.

Assim como os testes realizados no primeiro tópico, também faça testes para descobrir quais são as temáticas que o público mais engaja. Nessa fase o importante é não se esquecer do nicho da sua empresa! Não adianta nada ser uma empresa de saúde e postar comidas gordurosas só porque elas darão mais likes, por exemplo. Preserve as suas origens e busque publicar conteúdos que trarão mais alcance.

3. Crie um estilo:
Faça uma visita em grandes perfis de marcas famosas e até mesmo de influenciadores digitais com milhões de seguidores. Somente com uma rápida análise será possível perceber o que todos eles têm em comum: cada um possui um estilo próprio.

Esse estilo pode aparecer de variadas formas, como nas cores das fotos, na utilização de bordas nas postagens, nas legendas mais formais, informais ou usando emojis, nas hashtags mais usadas, entre outras coisas.

Estabelecer um estilo próprio para o perfil da sua marca é importante para fazê-la única na rede social e para que ela seja facilmente reconhecida.

4. Engage para gerar engajamento:
O segredo da popularidade de uma conta de Instagram para empresas é gerar engajamento. Quanto mais os seguidores de engajarem com os conteúdos publicados, mais pessoas serão alcançadas e ainda mais engajamento será gerado.

Para começar esse ciclo não espere que as pessoas venham até você, vá até elas utilizando o perfil da sua empresa. Curta fotos, deixe comentários nas publicações, siga perfis interessantes e não se esqueça de também responder os comentários que os seguidores fazem em suas fotos e interagir de forma autêntica na rede.

Conclusão.

O Instagram para empresas é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio. Quando bem utilizada, a rede pode ser essencial dentro de uma estratégia de marketing digital.

Interagir com seus clientes, alcançar potenciais consumidores e posicionar sua marca no meio digital são apenas algumas das várias vantagens que o Instagram para negócios apresenta.

Caso você já possua uma conta na plataforma, não deixe de seguir nossas dicas para gerar mais engajamento, conseguir novos seguidores e alcançar cada vez mais pessoas.

Fonte: Sambatech


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