Distribuição de infraestrutura de Telecomunicações

         (81) 99164-5340 | (81) 3228 0919

Lemos Telecom

Notícias

icone facebook icone twitter icone gplus icone whatsapp


Não sabe como funcionam os planos de internet? Entenda!


Não sabe como funcionam os planos de internet? Entenda!

A internet faz parte de nosso dia a dia e se tornou um serviço essencial em nosso orçamento, como a água, o gás, a luz etc. Isso porque ter internet em casa deixou de ser um “luxo”, já que precisamos dela para fazer uma série de coisas on-line — comprar, estudar, trabalhar, entreter, conversar, criar etc. Para que todas essas atividades sejam realizadas com eficiência, é importante que o usuário capriche na hora de escolher a sua operadora e o seu plano de internet banda larga.

Mas como fazer essas escolhas? Como funcionam os planos de internet? São duas perguntas pertinentes e que as respostas ajudarão você a contar com o melhor serviço. Muita gente, na hora de contratar um provedor e um plano, leva em consideração apenas o preço, sem analisar detalhes importantes, como a tecnologia utilizada pela empresa e a velocidade, em relação aos hábitos de uso das pessoas.

Neste post, vamos entender melhor quais são as características de um plano de internet e como fazer uma boa escolha. Confira!

O QUE É E COMO FUNCIONA UM PLANO DE INTERNET?

No Brasil, a internet popular, vendida pelas operadoras de telefonia e provedores autorizados, é disponibilizada por meio de planos preestabelecidos, seja pela velocidade de download ou pelo modelo de franquias, em que o usuário tem uma quantidade limitada de dados para utilizar.

Os planos também variam de acordo com a tecnologia que a empresa utiliza para levar a internet à sua casa — 4G, fibra óptica, ADSL, Rádio, Satélite etc. Tudo isso tem impacto na qualidade do sinal que chegará e na sua disponibilidade.

Em suma, podemos dizer que um plano de internet é o “produto” que será vendido ao cliente final, seja por velocidade ou por franquia — a forma como a prestação de serviços de internet é disponibilizada no mercado.

O QUE CONSIDERAR AO ESCOLHER UM PLANO DE INTERNET?

Aqui vamos entrar em uma questão que foi colocada no início do post: por que não devemos escolher o nosso plano de internet de acordo com o preço? O certo é sempre pensar no custo-benefício, que deve ser avaliado de acordo com as necessidades de cada usuário. Veja abaixo alguns dos critérios que devem ser analisados.

QUEM VAI UTILIZAR A INTERNET?

O primeiro fator a ser analisado na hora de escolher o seu plano de internet é quem vai utilizar o serviço em sua casa e quais são os hábitos de navegação desses usuários. Será que o plano que você achou mais barato e mais interessante dará conta da demanda de todos, ou todo mundo vai ficar lidando com telas carregando infinitamente e com travamentos em jogos e vídeos?

É muito importante que você defina a média de pessoas que utilizarão a internet da sua casa, inclusive contando com as visitas recorrentes, como familiares, namorados, namoradas, amigos e agregados.

O pessoal da sua casa é superconectado, ou seja, todo mundo faz tudo pela internet — compra, joga, assiste à TV, usa serviços de streaming, utiliza softwares SaaS, baixa ou sobe muitos arquivos para web? Nesse cenário, talvez seja um melhor investimento a contratação de um plano maior do que o seu provedor preferido oferece.

Se você é uma pessoa ativa na internet, mas as demais pessoas da casa são usuários moderados, que apenas atualizam as redes sociais e assistem a vídeos esporádicos no YouTube, um plano intermediário pode ser a melhor opção. Se você mora sozinho e recebe poucas pessoas, mesmo utilizando bastante a internet, um plano intermediário ou até mesmo o básico pode dar conta de suas necessidades.

O nosso foco aqui não é dizer o plano que você deve escolher, nem a velocidade exata, mas alertar para o fato de que o custo-benefício deve ser baseado na demanda, não apenas no valor. Somente assim você não passará raiva com uma internet lenta ou travando nem ficará pagando caro por um serviço subutilizado.

Se o seu provedor for idôneo, ele certamente dará a dica certa para você, de acordo com as suas necessidades, não te empurrando o plano mais caro, apenas para lucrar — sem considerar o bem-estar do usuário.

QUAL É A MELHOR TECNOLOGIA?

Neste tópico, vamos focar na internet banda larga residencial, que se popularizou com a tecnologia ADSL. Nesse modelo, a internet é levada à casa do usuário no mesmo cabo da linha telefônica, o que simplificava a instalação.

A popularidade inicial dessa tecnologia se deu principalmente por causa da comparação com os modelos mais utilizados até então. Além de ser mais rápido e estável do que a internet a rádio, mesmo vindo via cabo telefônico, o ADSL não atrapalha o recebimento ou o envio de ligações, diferentemente da internet discada.

No entanto, nos últimos anos, a fibra óptica começou a se popularizar e a ficar mais barata, tornando-se a tecnologia principal das operadoras e preferencial dos clientes. A tecnologia tem ampla vantagem sobre o cabo de cobre ADSL, pois os dados são transportados por feixe de luz, ficando fora da rede elétrica, o que reduz as interferências e a perda de intensidade de sinal.

Se na sua região há, pelo menos, uma operadora que oferece internet fibra, ela deve ser a sua primeira opção.

POR QUE O SUPORTE É IMPORTANTE?

Assistir a um filme, série ou live travando é muito estressante e pode acabar com o seu programa de fim de semana. Já para quem trabalha ou estuda prioritariamente via internet, essa instabilidade pode custar caro, seja com a perda do prazo de entrega de um serviço, seja com o estudante estourando o tempo de fazer uma avaliação sem segunda chamada.

Nesse cenário, o melhor plano será aquele que for acompanhado de um bom suporte, 24/7, pois os problemas não chegam com hora marcada. Ficar horas ou dias sem internet pode colocar projetos, provas e um bom fim de semana com amigos e família a perder.

Como vimos, saber como funcionam os planos de internet e os requisitos para fazer uma boa escolha é primordial para termos uma boa experiência no uso da web. Aqui na Intnet temos planos que atendem todas as demandas, de 30 a 100 Mbps, levados até a sua casa com o melhor da fibra óptica. Além dos planos fixos, você tem a possibilidade de criar um plano sob medida para as suas necessidades, e o nosso suporte está sempre à sua disposição em múltiplos canais.

Fonte: Intnet


Voltar
WhatsApp: 81991645340