Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Muito além do Firewall: Novas soluções de proteção digital para empresas

Com o mercado cada vez mais digital, cuidar da segurança da sua empresa e dos seus consumidores na área virtual tornou-se cada vez mais necessário. Antes, poucos empreendedores falavam sobre proteção digital, agora todos devem conhecer esse termo.

É essencial garantir que não há brechas para ataques dentro dos seus fluxos empresariais, e nós estamos aqui para te ajudar na jornada para a Segurança Digital

A pandemia e as novas necessidades tecnológicas para empresas

A pandemia causada pelo novo coronavírus não gerou a presença dos negócios na internet, mas com certeza acelerou. Com as novas medidas de combate ao vírus, vários setores começaram a aderir ao e-commerce, aplicativos, delivery, redes sociais e muitos outros processos digitais.

Com os novos processos de venda e trabalho migrados para o remoto, cerca de 46% dos negócios no Brasil aderiram ao home office, de acordo com a Fundação Instituto de Administração (FIA). 

O problema é que muitas marcas não se prepararam para os casos de ataques cibernéticos, que aumentaram 300% durante a pandemia. O número foi de 3 bilhões de ataques ocorridos só no primeiro semestre de 2020, de acordo com o  Relatório Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America. 

Esses dados, por si só, já atentam que é preciso investir em segurança e mitigar riscos se você quiser se manter lucrando, independente do porte do seu negócio. Empreendedores preparados garantem a força da empresa.

Quer saber mais sobre esses crimes cibernéticos? Nós falamos sobre o aumento dos ataques durante a pandemia.

Conheça cinco ferramentas de proteção digital para empresas 

Para te ajudar a resolver os seus problemas, queremos te apresentar - cinco ferramentas que protegem os fluxos digitais da sua empresa

Cloud Computing - Essa tecnologia não funciona apenas para proteção, pois conecta programas, documentos e sistemas de forma acessível e segura para toda a sua equipe. Todos os fluxos do home office são melhorados pelo Cloud Computing. Quer saber mais sobre a ferramenta? Leia mais no nosso artigo.

Anti-DDoS - Você já ouviu falar em “ataques de negação de serviço”? Funcionam impedindo o seu servidor de completar o serviço, promovendo ataques a partir da internet. A ferramenta Anti-DDoS combate esses ataques e separa os tráfegos seguros dos ilícitos, protegendo os fluxos sem interromper a conexão.

SOC - Essa  é a sigla para Centro de Operações de Segurança, uma ferramenta que engloba várias funções para segurança dos dados, prevenindo, detectando e solucionando vulnerabilidades. A SOC ainda te dá a possibilidade de monitorar ações e recuperar dados.

Storage Cloud - É um modelo de computação que engloba servidores que disponibilizam espaço para armazenamento. Você poderá acessar seus dados na internet com segurança e a baixos custos.

Firewall - Este dispositivo de segurança é necessário para todas as empresas, por isso jamais poderíamos deixar de falar da base de defesa que é o Firewall. A ferramenta monitora a entrada e saída do tráfego, que passam pelo filtro das suas regras de segurança.

A sua empresa se adequou à LGPD?

É impossível falar de segurança digital no Brasil sem conversarmos sobre a LGPD. Você conhece a lei que dita as regras do armazenamento de dados?

As práticas do digital das empresas brasileiras precisam passar pelo filtro da Lei Geral de Proteção de Dados, cujas sanções passaram a ter vigência em agosto deste ano, 2021. A lei, que foi criada em 2018, traz regras para coleta, tratamento e armazenamento de dados dos seus consumidores. 

O padrão de normas criado pela LGPD determina que dados pessoais são os que identificam “direta ou indiretamente, um indivíduo que esteja vivo”, como o nome, gênero, data de nascimento e idade, RG, CPF, endereço e outros. 

A coleta de qualquer uma das informações precisa contar com o consentimento do cidadão, atentando também para as especificidades dos casos de dados sensíveis e dados sobre menores de idade. O descumprimento da LGPD pode gerar altas penalidades e multas. Quer saber mais? Confira o nosso artigo.

Invasões por hackers, ataques, não adequação à LGPD e outros problemas podem representar grandes prejuízos para os negócios, sejam financeiros ou de manchas na reputação da marca. Multinacionais como a Adobe, por exemplo, já foram multadas em milhões de dólares por vazamento de dados. 

As operações digitais e transações pela internet são de grande ajuda para que empresas cresçam e aumentem as possibilidades de venda, por isso as vulnerabilidades dos sistemas digitais não devem ser motivo para se amedrontar, mas para se preparar.

A sua preocupação com a segurança da informação com certeza vai ser apaziguada pelo uso correto de sistemas que vão muito além do Firewall, e trabalham com armazenamentos seguros. A realidade é que investir em segurança da informação e mitigar riscos é lucro para a sua empresa! 

 

« Voltar