Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais para eletricistas

A sua empresa implementa corretamente os Equipamentos de Proteção Individual,  famosos EPIs? Garantir a saúde e a segurança dos colaboradores é uma preocupação de todos os gestores, e algumas áreas precisam se preocupar ainda mais.

Para que nenhuma vida seja prejudicada e a empresa também não precise ter altos prejuízos pela falta desses equipamentos tão necessários, leia o nosso artigo e entenda mais sobre eles. Boa leitura!

 

A importância dos EPIs

 

Os Equipamentos de Proteção Individual, mais conhecidos como EPIs, são dispositivos utilizados para proteger os colaboradores, prevenindo acidentes de trabalho. Em muitos setores do mercado, como a saúde, a construção civil e a indústria, o uso dos EPIs é uma exigência que a empresa e o funcionário tem que cumprir.

 

Saiba que o EPI não é uma recomendação, mas sim um equipamento de uso obrigatório, presente na Norma Regulamentadora número 6 (NR 6). A empresa precisa fornecer esses equipamentos aos seus colaboradores de forma gratuita, e os equipamentos precisam ser os indicados para o setor no qual eles atuam. 

 

Quando o assunto são os profissionais que mexem com eletricidade, por exemplo, uma norma especial descreve o caso deles, a NR 10. Eles usam EPIs dielétricos, que são confeccionados em materiais que impedem a condução de ondas elétricas. 

 

5 EPIs essenciais para o técnico

 

Afinal, quais são as exigências específicas da área do eletricista? Vamos ao Checklist desses EPIs:

 

  • Botina

 

Os calçados de segurança são essenciais para os eletricistas. A botina de segurança, quando feita do material correto, é um equipamento dielétrico que impede a condução da eletricidade para o corpo do colaborador. Por isso, essas botinas não possuem componentes metálicos, são leves e confortáveis.

 

  • Luva isolante

 

Novamente, a luva do eletricista é isolante, não conduz ondas elétricas. Para algumas atividades, outra luva de couro deve ser usada por cima. Esse cuidado é essencial, pois os eletricistas ficam sempre em contato com materiais que podem causar choques elétricos.

 

  • Manga isolante

 

Um dos equipamentos menos populares, mas também muito essenciais. As mangas isolantes servem para proteger os braços dos eletricistas, já que, em quem vive em contato com fios, os braços também correm riscos. As mangas devem ser fixadas nos ombros, com alças que garantem um conforto.

 

  • Protetor facial

 

O protetor facial para eletricistas protege o seu rosto de possíveis arcos elétricos ou chamas causadas pela eletricidade. O protetor costuma vir junto a um capacete dielétrico com visor transparente, protegendo toda a face.

 

Você sabe quais são as medidas preventivas necessárias contra incêndios em escritórios? Confira aqui o nosso Checklist.

 

  • Cinturão

 

No trabalho em altura, é obrigatório o uso de cinturão de segurança. No caso de colaboradores que trabalham com alta e também com eletricidade, o cinturão é específico, feito com materiais que não conduzem a eletricidade.

 

  • Capacete classe B

 

Enquanto o capacete classe A protege contra impactos, o eletricista deve utilizar um capacete classe B, que não conduz eletricidade e também o protege contra qualquer acidente de impacto.

 

Os EPIs para eletricista são bem específicos, sempre com materiais não condutivos, e muitas vezes protegendo o colaborador contra mais de uma possibilidade de acidente de trabalho. A empresa é obrigada a providenciar e investir nesses equipamentos, bem como fazer a sua devida manutenção, trocar sempre que necessário e treinar os colaboradores para que façam a melhor utilização.

 

A Lemos Telecom oferece produtos de excelente qualidade para que a sua empresa mantenha sempre os melhores resultados, evitando prejuízos. Trabalhe sempre com tecnologia de ponta! Conheça os nossos produtos.



« Voltar