Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


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A obsolescência programada existe? Descubra como explicar aos clientes a necessidade de manutenção

Sabemos que os produtos comprados no setor industrial possuem vida útil, ou seja, apresentam um tempo de resistência antes de manifestar problemas por desgaste. Tendo em vista que eles precisam ser repostos diante da sua necessidade de uso, as empresas passaram a calcular o período de duração dos eletrônicos como oportunidade de receber um lucro maior. O nome disso é obsolescência programada, e vamos falar sobre ela no artigo a seguir. Continue a leitura!

 

O que é a obsolescência programada?

 

A obsolescência programada pode ser definida como uma técnica consumista, pois força o consumidor à compra de novos produtos através da necessidade. Como isso acontece? O fabricante oferece o material com um ciclo de vida útil menor do que poderia ter, fazendo com o que seja preciso comprar outro em um intervalo inferior de tempo. O termo surgiu entre 1929 e 1930 nos países capitalistas que visavam melhorar sua economia, e até hoje as marcas negam a sua existência ao dizer que é uma teoria da conspiração criada há alguns anos, sem pensar nas consequências que são causadas ao cliente.

 

As consequências da obsolescência programada

 

Novos materiais precisam ser comprados para uso em um período de tempo reduzido ao esperado, sendo assim, a obsolescência programada impacta diretamente no bolso do consumidor. Eles passam a questionar se vale a pena investir no conserto ou na troca do produto, e as marcas sugerem a compra ao apresentar vantagens e atualizações que incentivam essa ação. Por meio disso, a contaminação de materiais pesados aumenta de forma constante e o lucro que as empresas recebem são negativos, tendo em vista que muitos dos materiais não são biodegradáveis e estão sendo produzidos e descartados em massa. Existem quatro formas em que as marcas investem no desenvolver da técnica e elas afetam diretamente o comportamento do consumidor. Vamos conhecê-las? Confira a seguir.

Funcionais

A causa principal vem diretamente do fabricante. Algum item é implementado no produto para diminuir a sua vida útil com o passar do tempo, fazendo com o que ele apresente defeitos em algumas funções.

 

Operacionais

A marca oferece atualizações de sistema até determinado aparelho, ou seja, o cliente precisa realizar a compra de um novo se quiser receber as novidades.

 

Mecânicos

As marcas passam a emitir avisos de troca obrigatória das peças e alegam atualizações essenciais para manter a sua qualidade, quando na verdade ainda estão em pleno funcionamento.

 

Restaurativos

A principal dúvida do consumidor no momento em que alguma peça do seu eletrônico para de funcionar. Nesse cenário ele tem que decidir se vale a pena investir na reforma do aparelho ou em sua substituição.

 

Esse é o momento de tomar consciência do que fazer em ações que trazem a obsolescência programada. Focar na manutenção do aparelho é a melhor alternativa, pois o método em questão traz um cenário que o faz ser visto como descartável, quando  dependendo do caso eles podem ser utilizados por um longo período de tempo. Isso vai fazer com o que um valor seja economizando e a natureza não receba grande quantidade de poluentes.

 

Com peças de qualidade, a manutenção do seu eletrônico vai ser feita e você vai recebê-lo na forma ideal para uso, utilizando um meio econômico e sustentável para isso. A necessidade de se manter à par das atualizações, especificamente na área da tecnologia, pode trazer resultados negativos no âmbito econômico e ambiental, por isso, é preciso analisar isso antes da tomada de decisão e ter consciência socioambiental. A Lemos Telecom está aqui para te auxiliar! Clique aqui para conhecer nossos produtos e invista em tecnologia de ponta. Estamos esperando!




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