Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O que é e como funcionará a Web 3.0?

Seguindo o avanço tecnológico e as novas maneiras de interação do ser humano, a Web 3.0 pode representar uma grande mudança de paradigma no universo on-line. Com o progresso de suas atividades, grandes expectativas vêm sendo criadas para saber mais sobre ela, o que ela representa e quais mudanças irá proporcionar na tecnologia. Quer entender mais sobre? Só continuar lendo!

 

O que é a Web 3.0?

 

O conceito da Web 3.0 representa a próxima fase da evolução da internet, sendo uma tendência global que afeta a maneira em que as pessoas se relacionam virtualmente. Suas atividades vão impactar diretamente nas ações da sociedade moderna, e ela possui três características principais, que são:

 

Web Semântica

Refere-se à evolução dos algoritmos, os quais serão capazes de interpretar os dados e antecipar demandas e problemas ocorridos na navegação. Além disso, tudo será personalizado para cada um dos usuários, baseando as próximas ações publicitárias diante do comportamento on-line.

 

Blockchain

É uma ferramenta que funciona como um banco de dados criptografado, tendo um papel fundamental na evolução digital e um funcionamento anônimo que promove segurança. Suas atividades são muitas vezes conectadas às criptomoedas, que utilizam a blockchain para manter o funcionamento de suas demandas.

 

Metaverso

Assunto que vem sendo bastante comentado atualmente, gerando curiosidade dos internautas: ele vai surgir fixamente na Web 3.0, impactando diretamente na economia mundial. As empresas que comercializam materiais físicos vão iniciar sua produção digital, visando adaptar o trabalho Àquilo que o metaverso precisa.

Diante da inovação apresentada pela Web 3.0, podemos analisar uma grande disrupção em como agimos no meio online, transformando o que vivemos nas eras anteriores da Web (Web 1.0 e 2.0). 

 

Conheça agora as três bases principais do funcionamento da Web 3.0

 

Descentralização

É a base principal de funcionamento, onde os bancos de dados que guardam as informações gerais sentem a mudança. Os dados passam a ser encontrados e armazenados em vários locais de maneira simultânea, permitindo seu acesso em qualquer lugar do mundo de forma segura e eficiente.

 

Confiança

A tecnologia passa a permitir que os usuários interajam de maneira direta, sem a necessidade de um mediador na ação de comunicação que ocorre entre eles.

 

Inteligência artificial (IA)

Um marco na evolução de diversos setores da economia, permitirá o desenvolvimento de novas tecnologias e a transformação de diversos produtos que utilizamos hoje.

 

A diferença da Web 3.0 para a Web 2.0 – a versão atual de interação no mundo digital

 

Tendo em vista que a Web 2.0 foi marcada pela estreia dos primeiros aplicativos de bate-papo online e a criação de conteúdo digital por parte dos usuários, podemos observar a principal diferença entre ambas diante do que foi apresentado sobre a Web 3.0: a consistência de movimentação nas atividades virtuais. 

Na mais nova interação sucessiva da internet, vamos possuir maior controle de privacidade, por parte do usuário e menor controle de intermediários que reduzem o nível de interação entre as pessoas.

Após conhecer suas características e objetivos, você está ansioso para a entrada de novas possibilidades tecnológicas propostas pela Web 3.0?  Seu funcionamento vai mudar toda a vivência da sociedade no âmbito virtual, causando impacto em diversas áreas da sociedade que vão se adaptar à evolução. 

Para fazer o uso ideal de tudo que ela vai proporcionar, fale conosco! A Lemos Telecom oferece produtos de excelente qualidade que vão otimizar sua rotina com a tecnologia. Clique aqui para conhecer!

« Voltar