Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

O mercado de TI de Recife e suas peculiaridades

Você sabia que pelo menos 430 mil profissionais da área da Tecnologia da Informação serão necessários no Brasil até 2024? O TI é uma área em expansão que ainda sofre com falta de mão de obra. Ou seja, é uma área de grande interesse para as empresas do mercado moderno, e também possui grandes oportunidades para os colaboradores.

 

Está curioso sobre o tema? Para entender como está o mercado desse segmento em Recife e como anda a procura pela área no Brasil e especificamente na cidade, é só seguir com a leitura.

 

O mercado de TI e seu crescimento



A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) afirma que, enquanto o Brasil precisará de pelo menos 430 mil profissionais de TI em 2024, o país forma apenas 46 mil destes profissionais por ano. Não é à toa que esta é uma área de salário muito competitivo.

 

Com o mundo corporativo pós-pandemia, a área de TI se tornou ainda mais requisitada, pois todas as empresas precisaram investir em tecnologia e todas as compras ocorriam pela internet. Agora, o Brasil se encontra em nono lugar na posição mundial neste mercado e liderou a área latino-americana,  com grandes expectativas para os próximos anos. 

Recife está entre as cidades que lideram a indústria de TI no mundo

 

Você sabia que Recife também lidera o mercado de TI mundialmente? Recife está entre as seis cidades mundiais com grandes feitos e promessas para a indústria de TI (ao lado de Lagos, na Nigéria, Bangalor, na Índia, Shenzhen, na China, Tel Aviv, em Israel, e Medellín, na Colômbia). Isso acontece principalmente devido ao Porto Digital, um parque tecnológico que investe em:

 

  • Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC);
  • Economia Criativa (EC);
  • Games;
  • Multimídia; 
  • Cine-vídeo-animação;
  • Música;
  • Fotografia;
  • Design;
  • Tecnologias urbanas;
  • Tecnologias para cidades;

E mais.

 

De acordo com pesquisa do REST OF WORLD, o Porto Digital teve seu crescimento planejado, ao contrário do Vale do Silício. A sua iniciativa é administrada pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD), um conjunto do governo, de universidades e de empresas montado nos anos 2000. Esse setor é decisivo para a economia recifense. 

 

A Prefeitura da Cidade entrega grande auxílio a esse mercado, promovendo uma série de ações que estimulam o crescimento tecnológico e a inovação. Cada vez mais, é necessário investir em mão de obra e especialização do apoio técnico, por isso a prefeita elabora políticas públicas que favoreçam esse cenário. Tudo em todo do Porto Digital.

 

Por isso, em meio a pandemia, os eixos da tecnologia e da inovação cresceram 21,7% em seu faturamento no estado de Pernambuco, o que representa uma receita de R$ 2,86 bilhões. 

 

Enquanto algumas profissões desaparecem, o TI dita o futuro. Essa profissão é alvo de disputa entre empresas em todo o mundo. Daí a importância do Porto Digital, que cresce como um Vale do Silício. A Lemos Telecom tem orgulho de estar inserida em uma cidade que cresce, inova, e se atualiza constantemente. Por isso, suprimos os nossos clientes com cada vez mais materiais de qualidade, de acordo com as novidades do mercado. Otimizamos a rotina recifense com tecnologia de ponta! Conheça os nossos produtos.

 

E, se quer saber mais sobre a situação da tecnologia no nosso país, saiba mais sobre o 5G no Brasil.

« Voltar