Danielle (TI Sefaz e analista de TIC ATI/SAD) eleita a CIO do ano


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Confira dicas de Marketing Pessoal para técnicos de TI

Você já foi para uma entrevista e sentiu que não conseguiu comunicar bem as qualidades do seu trabalho para convencer o recrutador?

O sucesso profissional não depende somente da sua competência. É muito importante conseguir expressar as suas qualidades e a sua capacidade de obter bons resultados. O Marketing Pessoal é a ferramenta que você precisa para obter visibilidade!

Se você é técnico de TI e quer aplicar o Marketing Pessoal para alavancar a sua carreira, é só seguir com a leitura e aproveitar as nossas dicas.

O que é Marketing Pessoal?

O mundo digital ocupa grande parte das nossas vidas e uma boa parcela do mercado. Dessa forma, os profissionais viram a necessidade de também se adequarem ao virtual. 

Os técnicos de TI não fogem a essa regra, e podem aproveitar das estratégias do Marketing Pessoal para ganhar força no mercado. Com o uso correto da ferramenta, você vai fortalecer a sua imagem, estabelecer autoridade e aproveitar as oportunidades.

O Marketing Pessoal é um compilado de ações que poderiam ser resumidas em “fazer a sua própria propaganda”, só que de uma forma mais assertiva, para que você se transforme em referência e autoridade no assunto no qual trabalha.

As estratégias do Marketing Pessoal vão melhorar a sua imagem profissional a partir da sua própria demonstração do que sabe, do seu comprometimento como técnico, networking, habilidades e especializações. 

Com a sua imagem fortalecida e reconhecida no mercado, fica mais fácil converter em vendas, ser chamado para melhores vagas, ter mais clientes, vender mais serviços e aproveitar oportunidades no geral.

O Marketing Pessoal utiliza estratégias e técnicas parecidas com as do Marketing Tradicional para promover o desenvolvimento da sua marca pessoal.

Benefícios de implementar o Marketing Pessoal como parte do seu trabalho

Para técnicos de TI que trabalham como pessoa física, o Marketing Pessoal só tem vantagens:

Trazer exposição para o seu trabalho

O mercado é muito competitivo, então é importante que consigamos mostrar a nossa capacidade profissional. Atualmente, as plataformas digitais viraram uma extensão do currículo.

Afinal, os recrutadores estão de olho nas redes sociais dos profissionais! De acordo com a revista Exame, ao menos 70% dos empregadores buscam informações sobre os entrevistados na internet

Mostrar as suas competências

Não se trata apenas de mostrar o que você consegue fazer, mas de aplicar as suas habilidades, mostrando a inteira construção de um projeto: todos os rascunhos, desenvolvimentos e técnicas especiais.

É muito importante destacar as suas habilidades nas plataformas digitais, fazendo com que os recrutadores se interessem pelas suas capacidades e pela sua narrativa. É uma ótima garantia de visibilidade para que você alcance novos patamares na carreira. 

Proporcionar autoridade no mercado

Com um público que te conhece, fica fácil mostrar que você sabe do que está falando. O Marketing Pessoal proporciona autoridade e traz mais confiança para os seus clientes sobre o trabalho que você faz.

Quando o contratador sabe que está lidando com um profissional com autoridade e já conhece o seu trabalho previamente antes mesmo de chamá-lo para um recrutamento, você já tem mais destaque e pode negociar as condições de trabalho

3 dicas para começar o seu Marketing Pessoal

Agora vamos falar sobre como colocar em prática o seu Marketing Pessoal! Confira as nossas dicas:

Defina o seu objetivo 

Todo Marketing precisa de um objetivo, então o primeiro passo é definir o seu. Pode ser aumentar a autoridade, subir de cargo, internacionalizar a sua carreira, ou qualquer outra meta da sua vida profissional. 

Trace os passos para atingir o objetivo e pesquise outros profissionais que já alcançaram esses patamares. Busque as qualificações necessárias e entenda como transparecer essas habilidades nas suas redes.

Use a Matriz SWOT

Para melhorar a sua comunicação e conseguir passar as suas habilidades, você precisa praticar o autoconhecimento. Utilizando a Matriz SWOT, defina as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades para se planejar. 

Estude o seu mercado, o linguajar que o seu público prefere, as figuras de autoridades do seu setor e todas as informações que são importantes para as suas estratégias.

Faça networking

Um dos grandes aliados do Marketing Pessoal é o networking, pois para ser autoridade precisamos estar em eventos, palestras, reuniões da áreas, envolvimento em projetos e outros locais que dêem visibilidade.

Honre esses compromissos e mostre as suas qualidades profissionais. Também é preciso manter boa comunicação com empresas, outros profissionais e canais que nos ajudem a achar boas oportunidades.

Crie a sua própria marca 

Você é o seu negócio pessoal e precisa ter a sua marca, assim a divulgação do seu trabalho fica mais assertiva. Lembre-se que uma identidade visual amadora não transmite o profissionalismo que você precisa.

Construa a sua logo, cuide do seu visual dentro e fora das redes, crie a sua assinatura de acordo com a mensagem que você quer passar para o público.

Mantenha contato

Além de Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, a depender, Youtube e o próprio website com Blog também são plataformas interessantes para se comunicar com os clientes. 

Não esqueça as newsletters, são ótimas para passar conhecimento para um público filtrado, e, se quiser ir mais além, vale até mesmo construir e-books sobre a área de TI, que pode ser pouco conhecida por muitos clientes.

O importante é que o contato seja constante, atualizado e principalmente com autoridade e comprometimento.

O Marketing Pessoal não substitui a qualidade do seu atendimento, do seu serviço e das suas especializações. Essa exposição é um complemento, uma forma de mostrar ao mundo o que você já faz muito bem. Assim, fidelizamos os clientes!

Estar integrado no digital já é uma necessidade do mercado. Com o crescente uso das redes sociais, também é nas redes que acontece o feedback, e os clientes publicam avaliações constantemente.

É importante termos boas referências nesse meio! Para manter o padrão de qualidade dos seus serviços, pode contar com a Lemos Telecom. Oferecemos produtos tecnológicos de excelente qualidade para a sua empresa. Conheça a nossa loja online!

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